30.00€

Title:  INTRODUÇÃO À FÍSICA ESTATÍSTICA

Price: 30.00€

ISBN:  978-972-8469-99-3

Dimensions: 2.8 cm × 18 cm × 23.5 cm

Weight: 1000 g

Date:  2012

Edition: 

Number of Pages:  428

Collection:  Colecção Ensino da Ciência e da Tecnologia

Table of Contents:  application/pdf iconCOL C&T 38.pdf

Book Excerpt:  application/pdf iconErrata livro 38.2015.pdf

Introduction: 

O livro Introdução à Física Estatística apresenta as qualidades necessárias de um bom livro científico, contribuindo não só para enriquecer o corpus de obras científicas disponíveis em língua portuguesa, mas assumindo uma visão bastante original na organização das matérias e na sua interligação, que o singularizam mesmo ao nível internacional, num segmento disciplinar já densamente ocupado. O leitor apreciará, assim, uma introdução à realidade estatística da matéria e à sua natureza probabilística através do passeio aleatório, uma discussão dos fundamentos da Física Estatística em relação estreita com os princípios correspondentes da termodinâmica, um desenvolvimento funcional da linguagem das colectividades apoiado por exemplos de sistemas físicos paradigmáticos, um tratamento clássico e quântico em quatro pilares da Física da Matéria Condensada, em volta dos gases, do magnetismo e dos cristais líquidos, para terminar por voltar ao questionamento estatístico original, enquadrando o passeio aleatório no quadro fundamental dos processos irreversíveis.

*****************************************************************************************************************************

Na minha opinião, um manual em português de temas básicos de Física deve ser em geral bem-vindo. Os autores têm experiência em temas de Física Estatística e por isso é de esperar um livro interessante e um bom complemento à literatura existente. De acordo com os autores, a matéria incluída reflecte o programa de uma disciplina leccionada na FCT/UNL. O livro apresenta uma introdução interessante ao tema e discute alguns outros pouco comuns numa obra desta natureza, como cristais líquidos e métodos de Monte Carlo, reflectindo provavelmente conhecimentos dos autores.

Pedro D. Sacramento
Departamento de Fisica e CFIF, Instituto Superior Técnico

O livro Introdução à Física Estatística, de Casquilho e Teixeira, apresenta as qualidades necessárias de um bom livro científico, contribuindo não só para enriquecer o corpus de obras científicas disponíveis em língua portuguesa, mas assumindo uma visão bastante original na organização das matérias e na sua interligação, que, na minha opinião, o singularizam mesmo ao nível internacional, num segmento disciplinar já densamente ocupado.

O leitor apreciará, assim, uma introdução à realidade estatística da matéria e à sua natureza probabilística através do passeio aleatório, uma discussão dos fundamentos da Física Estatística em relação estreita com os princípios correspondentes da termodinâmica, um desenvolvimento funcional da linguagem das colectividades apoiado por exemplos de sistemas físicos paradigmáticos, um tratamento clássico e quântico em quatro pilares da Física da Matéria Condensada, em volta dos gases, do magnetismo e dos cristais líquidos, para terminar por voltar ao questionamento estatístico original, enquadrando o passeio aleatório no quadro fundamental dos processos irreversíveis. Estruturalmente impecável!

Carlos Marques
Institut Charles Sadron, Equipe Membranes et Microforces, Strasbourg

Colecção Ensino da Ciência e da Tecnologia