Title: TRANSPORTE INTERURBANO EM PORTUGAL
Author: JOSÉ MARIA ANDRÉ
Desconto: 10%
27.00€
ISBN: 978-972-8469-71-9
Dimensions: 6 cm × 22 cm × 24.5 cm
Weight: 1817 g
Date: 2008
Edition: 2ª
Number of Pages: 352 + 560
Collection: Fora de Colecção
Table of Contents:
FCOL trans.pdf
Book Excerpt:
Transportes introd.pdf
O livro (em 2 volumes) aborda a temática do transporte interurbano em Portugal. Para além de uma análise detalhada da problemática do transporte interurbano em Portugal, em que efectua uma revisão exaustiva e desassombrada do «estado da arte», caracterizando o sistema actual e os seus desafios (volume I), o autor, apresenta uma solução concreta, estabelecendo as bases de um novo sistema de transporte ferroviário (contemplando novas características da rede e dos veículos ferroviários), que exigirá necessariamente, para a sua concretização, equipes vastas, envolvendo diversas especialidades da Engenharia (volume II). O Sistema Actual e os Seus Desafios - Volume 1 "O estudo desenvolvido no texto centra-se sobretudo nas ligações Lisboa-Porto e nas ligações a outras cidades médias do País que, a partir desta “coluna vertebral” do sistema de transporte interurbano, será possível potenciar. Fernando Nunes da Silva Concepção Técnica de uma Alternativa Ferroviária Para o Transporte de Passageiros - Volume 2 "O livro do Prof. José Maria André vem preencher uma lacuna importante na bibliografia técnica sobre transportes interurbanos. Para além de uma análise detalhada da problemática do transporte interurbano em Portugal, em que efectua uma revisão exaustiva e desassombrada do «state-of-the-art» (volume I), o autor, com um risco que poucos estariam dispostos a correr pela magnitude e dificuldade do propósito, apresenta uma solução concreta (volume II). José Francisco Cardoso Leitão
O estudo apresenta-se fundamentado num vasto conjunto de dados estatísticos relativos à ocupação e povoamento do território, à oferta e procura de transportes e à distribuição das actividades no espaço. Para além de evidenciar uma sólida cultura em vários domínios da Engenharia Mecânica, em particular nos aspectos da Física que lhe estão subjacentes, cada capítulo da obra está devidamente estruturado e justificado. Detalha com particular rigor as vertentes técnicas e científicas, identificando as principais condicionantes de projecto da solução que preconiza.
Esta obra vem assim preencher uma lacuna na bibliografia técnica nacional nesta área que, pela sua relevância politica e económica, constitui um tema da maior actualidade, consistindo numa ferramenta essencial para a reflexão.
O estudo apresenta-se fundamentado num impressionante conjunto de dados estatísticos relativos à ocupação e povoamento do território, à oferta e procura de transportes e à distribuição das actividades no espaço. Trata-se, sem dúvida, de um trabalho sério, de qualidade e merecedor de toda a credibilidade científica, ainda que algumas das opiniões expressas – mesmo quando devidamente respaldadas em análises de dados estatísticos credíveis – possam ser consideradas algo parciais dado não terem em conta outros elementos que são fundamentais para o enquadramento das possíveis soluções a testar.
No entanto, face à quase inexistência de documentos e estudos publicados sobre este matéria e à excessiva ideologização que a discussão desta problemática tem conhecido entre nós, é com muito interesse que se encara a possibilidade de publicação deste texto."
Professor Catedrático do IST
Secção de Urbanismo, Transportes, Vias e Sistemas
Para além de evidenciar uma sólida cultura em vários domínios da Engenharia Mecânica, em particular nos aspectos da Física que lhe estão subjacentes, cada capítulo deste volume II da obra está devidamente estruturado e justificado. Detalha com particular rigor as vertentes técnicas e científicas, identificando as principais condicionantes de projecto da solução que preconiza.
O arrojo e a imensidão da tarefa, para um só autor, de estabelecer as bases de projecto de um novo sistema de transporte ferroviário (contemplando novas características da rede e dos veículos ferroviários), que exigirá necessariamente, para a sua concretização, equipes vastas, envolvendo diversas especialidades da Engenharia, merecem a nossa admiração. Estamos seguros que os leitores partilharão desta nossa opinião."
Administrador-Delegado da Parque-Invest, S.A.
AEP - Associação Empresarial de Portugal
Em dois volumes, que não podem ser vendidos separadamente.
