35.00€

Title:  Projeto, Construção e Observação de PEQUENAS BARRAGENS DE ATERRO

Price: 35.00€

ISBN:  978-989-8481-37-5

Dimensions: 182 cm × 30 cm × 235 cm

Weight: 0 g

Date:  2015

Edition: 

Number of Pages:  408

Collection:  Colecção Ensino da Ciência e da Tecnologia

Table of Contents:  application/pdf iconindice 56.pdf

Introduction: 

Como é sabido, as barragens não são praticamente tratadas no ensino da engenharia. Este livro destina-se, assim, a suprir essa lacuna no que respeita ao projeto, construção e observação das pequenas barragens de aterro.

As pequenas barragens têm a particularidade de, quer no seu projeto ou na sua construção, poderem ocorrer dificuldades de deteção e resolução tão complexas como no caso de grandes barragens. Mas os meios para as solucionar são, proporcionalmente, muito inferiores. O livro, nos seus vários capítulos, atende a estes condicionalismos. Tem um vincado objetivo prático, sem deixar de abordar os conceitos básicos que suportam esta faceta aplicativa e complementam o Novo Regulamento de Segurança de Pequenas Barragens.

A presente publicação destina-se, sobretudo, aos engenheiros envolvidos no projeto, construção e observação das pequenas barragens de aterro, bem como a todos aqueles que, na Administração, se dediquem à apreciação dos projetos dessas obras e respetiva segurança.

Notes: 

Notas biográficas dos autores

EMANUEL MARANHA DAS NEVES é Professor Catedrático Jubilado do Instituto Superior Técnico (IST). Foi Diretor do Departamento de Geotecnia do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (1984-1996). As barragens de aterro são estruturas a que sempre dedicou grande interesse, quer do ponto de vista da investigação, quer do projeto. É presentemente o presidente da Comissão Nacional de Segurança de Barragens.

LAURA CALDEIRA é Investigadora Coordenadora e Diretora do Departamento de Geotecnia do Laboratório Nacional de Engenharia Civil e Professora Catedrática Convidada do Instituto Superior Técnico (IST). Tem desenvolvido a sua principal atividade no âmbito da investigação, da gestão do risco e do controlo de segurança de barragens de aterro. É membro da Comissão Nacional de Segurança de Barragens e da Comissão para a Revisão da Legislação sobre Segurança de Barragens.

ANTÓNIO PINHEIRO é Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico (IST). Licenciou-se em 1980 e doutorou-se em 1995, em Engenharia Civil, pelo IST. É investigador do Instituto de Investigação e Inovação em Engenharia Civil para a Sustentabilidade (CERIS), exercendo atividade em temas relacionados com hidráulica de estruturas e ecohidráulica. É membro da Comissão para a Revisão da Legislação sobre Segurança de Barragens e da Comissão de Segurança de Barragens. Tem desenvolvido atividades de consultoria no domínio das obras hidráulicas fluviais, com particular incidência em barragens.

**************************** **************************** **************************** ****************************
CLÁUDIA BRANDÃO é Chefe de Divisão do Estado das Disponibilidades Hídricas, na Agência Portuguesa do Ambiente, I.P. (APA). Licenciou-se em 1992, em Engenharia Agrícola (Ramo Científico), e obteve grau de Mestre Pré-Bolonha em 1996, em Hidráulica e Recursos Hídricos – Ramo Hidráulica, pelo IST. É coordenadora do Sistema Nacional de Monitorização de Recursos Hídricos (SNIRH) e responsável pelo funcionamento da rede de monitorização hidrometeorológica nacional. É também a responsável nacional pela implementação da Diretiva sobre Avaliação e Gestão dos Riscos de Inundações. Foi docente do curso de Engenharia do Ambiente da Universidade Lusófona e tem colaborado no Curso de Exploração e Segurança de Barragens promovido pela APA.

RUI RODRIGUES é Investigador Auxiliar do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, integrado no Núcleo de Recursos Hídricos e Estruturas Hidráulicas do Departamento de Hidráulica e Ambiente. Doutorado em Hidráulica, tem desenvolvido atividade no domínio dos Fenómenos Extremos em Hidrologia e Gestão de Recursos Hídricos.

ANTÓNIO GOMES COELHO, é geólogo, Investigador Coordenador Aposentado do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e consultor da COBA, Consultores de Engenharia e Ambiente. Foi Diretor do Departamento de Geotecnia do LNEC (1998-2002). Tem-se dedicado aos estudos geológicos de obras em todo o país com relevo para os estudos geológicos e sismológicos de locais de barragens. É presentemente Presidente da Associação Portuguesa de Geólogos.

FILIPE TELMO JEREMIAS é Investigador Principal e Chefe do Núcleo de Geologia de Engenharia e Ambiente do Departamento de Geotecnia do Laboratório Nacional de Engenharia Civil. Tem desenvolvido intensa atividade na realização de estudos geológico-geotécnicos de sítios de implantação de obras de engenharia, designadamente de barragens de aterro, incluindo o planeamento e acompanhamento dos respetivos trabalhos de reconhecimento.

JOÃO PORTUGAL é Investigador Auxiliar do Laboratório Nacional de Engenharia Civil e Professor Convidado do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL). Tem dedicado às barragens de aterro intensa atividade nos domínios do projeto, construção, inspeção, observação, análise de comportamento e reabilitação.

MARIA DA GRAÇA LOPES é atualmente Professora Coordenadora Principal do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), no Departamento de Engenharia Civil, do qual foi presidente (2002 e 2003). Iniciou a sua carreira profissional no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (1981-1999), sendo Investigadora Principal do Departamento de Geotecnia (1996-1999). A principal área de investigação é centrada na aplicação de geossintéticos em diferentes obras geotécnicas.

MARIA TERESA VISEU é Investigadora Auxiliar do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) sendo a responsável pela chefia do Núcleo de Recursos Hídricos e Estruturas Hidráulicas do Departamento de Hidráulica e Ambiente. Doutorada em Engenharia Civil, desenvolve atividade nas áreas da hidrologia, da hidráulica de estruturas e da hidráulica fluvial. Especializou-se na área da gestão do risco a jusante de barragens e do planeamento de emergência. Esteve envolvida na avaliação da segurança hidráulica de um número importante de grandes barragens portuguesas e pertence à Comissão para a Revisão da Legislação sobre Segurança de Barragens.

Colecção Ensino da Ciência e da Tecnologia