Title:  AS EQUAÇÕES CONSTITUTIVAS NA MODELAÇÃO GEOTÉCNICA

ISBN:  978-989-8481-65-8

Dimensions: 2 cm × 16 cm × 235 cm

Weight: 0 g

Date:  2018

Edition:  1ª Outubro | A EDITAR

Number of Pages:  340

Collection:  Colecção Ensino da Ciência e da Tecnologia

Introduction: 

Sendo hoje prática bastante comum na engenharia civil geotécnica o uso de programas baseados em modelos de cálculo tais como os que são expostos neste livro, é indispensável um conhecimento suficientemente aprofundado destes modelos que se baseiam em equações constitutivas. Tal conhecimento vai permitir que se possam descortinar as respetivas vantagens e limitações, proporcionando assim, a melhor utilização de tão úteis ferramentas e a adequada interpretação dos resultados do seu uso.

Faz-se referência a algumas equações constitutivas simples usadas na mecânica clássica dos materiais e estruturas, um assunto com alguma ressonância histórica mas que pode ser extremamente formativo quando se abordam os conceitos e métodos da mecânica dos solos atual e sobretudo as equações constitutivas que nesta se baseiam.

Como a modelação implica o uso dos métodos numéricos a que mais frequentemente se recorre no domínio da Geotecnia, estes são introduzidos salientando-se, para além da sua justificação intrínseca, as particularidades da sua aplicação nesta área.

No fim de cada um dos 10 capítulos, são apresentadas aplicações relacionadas com a matéria do capítulo em causa as que são constituídas por problemas resolvidos que, para além da sua justificação óbvia, pretendem contribuir para uma melhor apreensão das matérias expostas.

O livro destina-se a Professores, investigadores e alunos dos cursos de engenharia civil de todas a universidades portuguesas, brasileiras, angolanas e moçambicanas, Laboratórios do estado, Engenheiros civis e Gabinetes de projeto de engenharia civil, colmatando uma lacuna em língua portuguesa de livros desta área.

Colecção Ensino da Ciência e da Tecnologia