Fotografia Grande: 

Nome do Autor: 

Jean-Marie Lehn

Biografia Autor: 

Jean-Marie Lehn, nascido em 1939 numa pequena aldeia medieval da Alsácia francesa, é hoje um dos nomes mais salientes da química contemporânea. De entre os inúmeros prémios e distinções que recebeu, destaca-se o prémio Nobel da Química em 1987.

Os seus interesses científicos são muito diversificados. A Química Supramolecular, que inclui a catálise supramolecular e os materiais supramoleculares, continua a ser para ele uma importante área de investigação. A síntese e o estudo de novas arquitecturas supramoleculares, orgânicas e inorgânicas, levou à constituição de uma nova e vasta área científica situada na fronteira entre a química e a biologia: a do estudo dos processos de automontagem e de auto-organização. Trata-se de uma área onde se aplicam conceitos novos como os de reconhecimento molecular, de programação molecular e sistemas químicos programados, de armazenamento molecular de informação, e cujo desenvolvimento tem dado passos significativos para a progressiva compreensão da transição da matéria condensada para a matéria organizada.

Jean-Marie Lehn é actualmente director do “Laboratoire de Chimie Supramoléculaire” na Université Louis Pasteur em Estrasburgo, do “Laboratoire de Chimie des Interactions Moléculaires” no Collège de France em Paris, e ainda do “Nanotechnologie Institute of the Research Center of Karlsruhe”. Prossegue uma actividade científica muito activa e fecunda, tendo publicado cerca de um milhar de artigos científicos.

Ilustração Autor