Fotografia Grande: 

Nome do Autor: 

António H. Simões de Abreu

Biografia Autor: 

António Horácio Simões de Abreu nasceu em Vouzela em 1923, filho de um casal de professores do ensino primário. Completou o curso liceal no Liceu Pedro Nunes onde, tendo tido a mais alta classificação a nível nacional, não recebeu o prémio correspondente do então Presidente Carmona por não ser filiado na Mocidade Portuguesa.

Concluiu o curso de Engenharia Electrotécnica, tendo sido o aluno mais classificado em Matemática pelos professores Mira Fernandes e Ferreira de Macedo. Recebeu o prémio “Mira Fernandes”. Foi assistente de Ferreira de Macedo no IST, no decurso do 4º ano do seu curso. Tal como aconteceu com Ferreira de Macedo, foi afastado de funções docentes do IST que só retomaria no final dos anos sessenta. Foi ainda professor da Escola Náutica Infante D. Henrique.

Casou em Lisboa, na cadeia de Caxias. António Simões de Abreu foi militante muito activo contra o regime salazarista vigente antes do 25 de Abril de 1974. No próprio dia em que concluía, em 1946, em Tancos, o 2º ciclo de oficiais milicianos, foi preso em regime agravado na cadeia de Penamacor. Seguiram-se ao longo da vida seis prisões pela PIDE/ DGS. Aderiu ao PCP em 1942, nas Juventudes Comunistas, tendo integrado desde finais de 1946 até 1948 a Comissão Central do MUD-Juvenil, entre outros com Areosa Feio, Júlio Pomar, Mário Soares, Octávio Pato, Óscar dos Reis, Rui Grácio e Salgado Zenha. Em 1958 trabalhou com Arlindo Vicente, e teve papel destacado no entendimento da sua candidatura com a de Humberto Delgado. No final de uma vida politicamente muito activa participou, pouco antes do 25 de Abril, no Congresso dos Engenheiros e, no início da revolução, no movimento sindical docente que teve então um amplo desenvolvimento. Recebeu a Ordem da Liberdade dias antes de falecer em 2005.

Ilustração Autor