Fotografia Grande: 

Nome do Autor: 

Alfredo Bensaúde

Biografia Autor: 

Alfredo Bensaúde nasceu em Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, a 4 de Março de 1856, tendo sido o filho primogénito de José Bensaúde (1835-1922), um vulto na vida económica e intelectual portuguesa.

Frequentou os preparatórios da Escola Técnica Superior de Hanôver e a Escola de Minas de Clausthal, tendo-se doutorado na Universidade de Gotinga, no campo da Mineralogia, em 1881. Regressado a Portugal, ingressou nos Serviços Geológicos e, em 1884, no Instituto Industrial e Comercial de Lisboa como professor de Mineralogia e Geologia. Publicou, em 1892, um projecto para a reforma do ensino naquele instituto, o qual, pela inovação proposta, não foi concretizado, mas influenciou Brito Camacho, Ministro do Fomento, a criar o Instituto Superior Técnico, em 1911, e a convidar Alfredo Bensaúde para o organizar e dirigir.

Alfredo Bensaúde é admitido na Academia das Ciências de Lisboa como sócio correspondente em 1893 e passa a sócio efectivo em 1911 e a académico emérito em 1929. Manteve-se na direcção do IST até regressar a São Miguel, em 1922, para, por morte de seu pai, administrar a empresa da família. Antes publicara as Notas Histórico-Pedagógicas sobre o Instituto Superior Técnico que representam um património pedagógico muito valioso.

Faleceu em Ponta Delgada a 2 de Janeiro de 1941.

Ilustração Autor