Fotografia Grande:

Nome do Autor:

Alberto Romão Dias

Biografia Autor:

Alberto Romão Dias (1941-2007) foi Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico (IST), licenciou-se em engenharia químico-industrial pelo IST em 1964, e doutorou-se em química (D.Phil.) pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, em 1970.

Os seus interesses de investigação desenvolveram-se na área da química inorgânica com particular incidência na química dos compostos de coordenação e na química organometálica dos metais de transição. Os resultados desta actividade de investigação reflectem-se na co-autoria de 150 artigos publicados em revistas da especialidade, e na orientação ou co-orientação de 28 teses de doutoramento e 10 teses de mestrado.

Na actividade docente sempre manifestou grandes preocupações didácticas. O presente livro é aliás fruto da sua longa experiência como docente empenhado em, sem facilitismos, conquistar a atenção dos seus alunos.

Uma das suas principais preocupações tem sido contribuir para a promoção da Química, nas suas diferentes vertentes (ensino, investigação e aplicações), área em que teve particular oportunidade por intervir enquanto Secretário-Geral da Sociedade Portuguesa de Química (1978-88) e Presidente da mesma sociedade científica (1989-91). De entre outras actividades que desempenhou neste âmbito destacam-se as de Presidente do Departamento de Engenharia Química do IST (1984-91, 1995-99) e a de Secretário de Estado do Ensino Superior do VIII Governo Constitucional (1982-1983).

Ilustração Autor