Title:  Introdução à Programação em Mathematica

Dimensões: 3 cm × 16.9 cm × 25.5 cm

Data:  2014

Indíce:  application/pdf iconCOL C&T 7.pdf

"O texto inclui uma introdução à utilização do ambiente e linguagem mathematica, permitindo que alguém que nunca os tenho utilizado possa, sem consultar outros manuais, sentar-se em frente de um computador e começar a trabalhar! Trata-se de um instrumento precioso para quem, como os alunos menos familiarizados com ambientes de programação, necessita de um acompanhamento passo a passo na utilização das ferramentas de programação. O texto inclui inúmeros exemplos, sempre escolhidos com sentido de oportunidade e procurando cobrir diversas áreas de aplicação em Ciência e Engenharia."

José Luíz Fiadeiro
Professor Associado da Faculdade de Ciencias da Universidade de Lisboa

Notas:

Os autores deste livro são docentes da Secção de Ciência da Computação do Departemento de Matemática do Instituto Superior Técnico, com experiência de vários anos do ensino da disciplina de Programação a diversos cursos de licenciatura deste Instituto.O presente texto resulta da decisão, em 1996, de introduzir o sistema Mathematica como primeira linguagem de Programação e serve de texto principal de apoio às disciplinas introdutórias à prática de programação do primeiro ano dos seguintes cursos de licenciatura: Engenharia do Ambiente, Engenharia Biológica, Química, Engenharia Química, Engenharia de Materiais e Engenharia de Minas e Georrecursos.

Os autores têm desenvolvido a sua actividade padagógica e científica em diversas áreas da Ciência da Computação, em particular, nos fundamentos algébricos, categoriais e lógicos da especificação composicinal de sistemas.