Title:  FÍSICA RELATIVISTA, MECÂNICA E ELECTROMAGNETISMO

Dimensões: 1 cm × 16.9 cm × 23.5 cm

Data:  2008

Indíce:  application/pdf iconCOL C&T 23.pdf

Este livro baseia-se em aulas de Electrodinâmica Clássica, do 3º ano do mestrado integrado em Engenharia Física Tecnológica do Instituto Superior Técnico.

Depois de três capítulos contendo os fundamentos da Teoria da Relatividade e da linguagem matemática em que ela melhor se expressa, apresenta no capítulo 4 o Electromagnetismo do ponto de vista da relatividade - o ponto de vista natural dessa teoria física, aquele onde ele fica mais compacto e elegante - e prossegue nos capítulos 5 e 6 com a dinâmica relativista, para terminar nos Capítulos 7 e 8 com óptica relativista e fotónica. Os últimos capítulos beneficiam da especialização em plasmas do autor e têm até algumas novidades na literatura pedagógica. No seu conjunto a obra está bem pensada e escrita, apresentando inegável valor didáctico (os problemas e exercícios apresentados são uma clara mais-valia do livro).

Carlos Fiolhais
Professor Catedrático