40.38€

Title:  UMA INTRODUÇÃO ÀS TELECOMUNICAÇÕES COM MATHEMATICA

Price: 40.38€

ISBN:  978-972-8469-73-3

Dimensões: 2 cm × 16.9 cm × 23.5 cm

Peso: 925 g

Data:  2009

Edição: 

Número de Páginas:  440

Colecção:  Colecção Ensino da Ciência e da Tecnologia

Indíce:  application/pdf iconCOL C&T 24.pdf

Texto de Apresentação: 

O livro "Uma Introdução às Telecomunicações com Mathematica", de Carlos Salema é um de texto de nível universitário que cobre todos os aspectos fundamentais das telecomunicações, ao nível de uma disciplina introdutória, num curso de engenharia Electrotécnica, ou afim.

Trata-se de um livro bastante abrangente, cobrindo uma vasta gama de tópicos, desde os sistemas e redes telefónicas clássicas, até aos rudimentos da teoria da informação de Shannon (e sua aplicação à codificação), passando pelas clássicas modulações analógicas (AM, FM, entre outras) e pelas modulações digitais.

O manuscrito cobre claramente uma lacuna na literatura técnica de língua portuguesa: tanto quanto conheço, não existe nenhum livro equivalente publicado em Portugal. Ao adoptar o português, este livro tem também como mercado potencial todos os países de língua oficial portuguesa.

Tem como mercado potencial todos os estudantes de engenharia electrotécnica e de computadores bem como estudantes e engenheiros de áreas afins, interessados num texto que lhes forneça uma visão completa (a um nível técnico acessível) dos aspectos básicos das telecomunicações.

Um aspecto singular deste manuscrito, com grande interesse e potencial pedagógico, é a inclusão de pequenos "programas" em Mathematica, os quais permitem ao leitor reproduzir a maioria das figuras e gráficos apresentados no livro e levar a cabo as suas próprias experiências, observando o efeito da alteração de diversos parâmetros ou testando modificações às expressões neles contidas. Considero ser este o aspecto que mais distingue este livro de outros livros de nível semelhante em telecomunicações e que pode despertar o interesse de estudantes e ter um papel importante na transmissão efectiva do conhecimento sobre os temas versados.

Mário Figueiredo
Professor Associado com Agregação
Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores do IST

Colecção Ensino da Ciência e da Tecnologia