22.20€

Title:  RELATIVIDADE E FÍSICA CLÁSSICA: CONTINUIDADE E RUPTURA

Price: 22.20€

ISBN:  978-972-8469-91-7

Dimensões: 1 cm × 16.9 cm × 23.5 cm

Peso: 435 g

Data:  2010

Edição: 

Número de Páginas:  160

Colecção:  Colecção Ensino da Ciência e da Tecnologia

Indíce:  application/pdf iconCOL C&T 31.pdf

Texto de Apresentação: 

Este livro reúne temas e questões que interessaram o autor desde que se jubilou, no ano 2000, e escreveu o curto texto (nele incluído): «Conversas sobre Física». O texto principal, que dá o nome ao livro, é um longo desenvolvimento de uma conferência, proferida em 2005, no IST. Contém reflexões sobre o nascimento da relatividade e o seu papel no desenvolvimento da ciência moderna.

Segue-se uma série de textos sobre assuntos que podiam ter sido esclarecidos logo no início da relatividade, mas que depois foram esquecidos, e que, de um modo geral, estão relacionados com os vários paradoxos relacionados com a relatividade que subsistem nos livros actuais. Alguns deles têm cariz marcadamente polémico, e suscitam questões interessantes sobre a natureza do saber científico e o modo de produção da ciência nos nossos dias.

Há uma parte do livro, quase autobiográfica, em que o autor conta como, tendo uma formação de engenheiro mecânico, e tendo sido assistente de Física do IST, acabou por se interessar por estes assuntos. Por algumas páginas passa, assim, algo do mundo exterior à física em que lhe foi dado viver. Algumas das páginas deste livro poderão fazer sentir ao leitor-comun o agrado de compreender assuntos que considerava estarem-lhe vedados.

Colecção Ensino da Ciência e da Tecnologia