Title:  PROBLEMAS DE FÍSICA DA VIDA QUOTIDIANA

Dimensões: 2.5 cm × 18 cm × 23.5 cm

Data:  2009

Indíce:  application/pdf iconCOL C&T 32.pdf

Qual é a melhor estratégia para encontrar um amigo vítima de uma avalanche de neve? Será capaz de imaginar um frigorífico adaptado à mata africana? Como poderia construir um bom baloiço de dois lugares? Tem critérios para escolher a cor do seu carro? Será que é capaz de escolher a melhor trajectória para o seu barco à vela? Como é que procederia para manter uma caneta em equilíbrio vertical assente na ponta do seu dedo? Que se pode aprender ao cozer um ovo?

E ainda muitas mais questões, cerca de trinta no total: do fio do ioiô ao reboque de um carro, passando pelo guardanapo que escorrega da mesa, pelo berlinde que cai na escada, pela garrafa-termo, pela espuma que sai duma lata de cerveja, ou pela água que corre no lava-loiça.

Baseando-se na sua experiência quotidiana, este livro fornecer-lhe-á um método novo para analisar e compreender a Física do mundo que nos rodeia. Ele valoriza os aspectos mais positivos da abordagem qualitativa usada no ensino anglo-saxónico e do formalismo característico do ensino em França.

Esta obra é dirigida aos professores e estudantes de Ciências e de Engenharia de nível universitário. Os físicos e os curiosos encontrarão nela matéria para aprender e proporcionar situações de surpresa divertida.

Este livro é a tradução de "30 Problèmes de Physique - Corrigés détailles, méthodes" de Jean-Michel GHIDAGLIA et François GRANER, publicado pela Dunod em Setembro 2008.