28.00€

Title:  OS ELEMENTOS QUÍMICOS E A VIDA

Price: 28.00€

ISBN:  978-972-8469-98-6

Dimensões: 2 cm × 18 cm × 23.5 cm

Peso: 677 g

Data:  2011

Edição: 

Número de Páginas:  276

Colecção:  Colecção Ensino da Ciência e da Tecnologia

Indíce:  application/pdf iconCOL C&T 34.pdf

Texto de Apresentação: 

A química bioinorgânica é uma área interdisciplinar entre a química inorgânica, a bioquímica clássica e a geoquímica, que tem vindo a contribuir para a compreensão de vários aspectos ligados à vida e à evolução dos seres vivos. São também relevantes para a química bioinorgânica algumas questões ambientais e relacionadas com a saúde, associadas às funções e efeitos que os elementos químicos têm nos seres vivos, e nos seus componentes estruturais. Este é o tema do presente livro, com o qual se pretende contribuir para colmatar a lacuna de obras em língua portuguesa, que são em número muito reduzido. Sublinhe-se o interesse destes temas para a medicina, na medida em que existem várias patologias e disfunções associadas à falta de regulação dos níveis de iões de metais no corpo humano.

A maioria dos livros de química bioinorgânica são obras de âmbito restrito. Ou são centrados em apenas um, ou num número reduzido de elementos químicos, ou se interessam apenas por algumas das funções e dos efeitos dos elementos químicos nos seres vivos. São livros úteis para investigadores especializados, mas pouco adequados para os estudantes que se iniciam nesta área.

Pelo contrário, o presente livro aborda de forma abrangente o papel e a função dos elementos químicos nos organismos vivos. A obra beneficia, por outro lado, da experiência dos autores na docência destas matérias, em Portugal e no Brasil, para estudantes em anos finais da graduação e na pós graduação. Desta experiência resulta em parte o valor didáctico desta obra.

"A obra “Os Elementos Químicos e a Vida” vem indiscutivelmente preencher uma lacuna na bibliografia em língua portuguesa sobre este tema, apresentando uma visão geral do assunto, acompanhada por exemplos interessantes e que certamente despertarão a curiosidade do leitor, seja ele um especialista ou um estudante."

Miguel Sepúlveda Teixeira
Instituto de Tecnologia Química e Biológica,
Universidade Nova de Lisboa

"Esta obra vem colmatar uma lacuna nesta área científica. O livro está extremamente claro, escrito numa linguagem que o torna bastante acessível para um público geral (obviamente, com um mínimo de formação científica). Foi um prazer ler este texto, que considero excelente, e espero que muito em breve possa estar disponível no mercado. Logo que tal aconteça, ele será escolhido como livro recomendado para as disciplinas desta área científica."

Maria Madalena Ramos Araújo Humanes
Departamento de Química e Bioquímica,
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

"Foi com muito agrado e interesse que li este texto. De facto, entendo que o tema que aborda, papel e função dos elementos químicos nos organismos vivos, é uma das mais interessantes áreas da Química e proporciona uma oportunidade de aprofundar as interfaces existentes entre a Química e a Biologia. Em particular, tem também muito interesse para a Medicina na medida em que existem inúmeras patologias e disfunções associadas com a não regulação dos níveis de iões de metais no corpo humano."

Maria da Conceição Rangel
Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar,
Universidade do Porto

Colecção Ensino da Ciência e da Tecnologia