MATEMÁTICA EXPERIMENTAL

Data:  2007

Colecção:  Colecção Apoio ao Ensino

Indíce:  application/pdf iconCOL AE 3:C.pdf

O livro "Matemática Experimental" satisfaz sobejamente o objectivo de "apresentar diversos conceitos da Matemática numa perspectiva experimental, ou seja, usando sistemas simbólicos em computador, procurando também motivar a experimentação autónoma nessa área." A apresentação é abrangente, oferece um vasto leque de assuntos, que me parecem bem escolhidos. Fiquei agradavelmente surpreendido pela qualidade das introduções teóricas, bem como pela riqueza e variedade dos exemplos e exercícios. As referências históricas, se bem que sucintas, são bem-vindas.

A abundante e competente utilização do sistema Mathematica é enriquecedora e contribuirá, como se pretende, para o desenvolvimento da capacidade experimentadora autónoma dos leitores.

Professor Jorge Nuno da Silva
Departamento de Matemática
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

A COLEÇÃO APOIO AO ENSINO tem como objectivo apoiar o ensino rigoroso de diversas matérias, alargando a outro tipo de textos o esforço editorial da "Coleção Ensino da Ciência e da Tecnologia".

Colecção Apoio ao Ensino