Title:  NOVAS IDEIAS PARA A UNIVERSIDADE

Dimensões: 2.5 cm × 26.5 cm × 29 cm

Data:  1998

Colecção:  Fora de Colecção

A edição de um livro com este escopo largo tem cabimento por três ordens de razões: 1) por se enquadrar num momento de intensa interrogação sobre o futuro da Universidade portuguesa. 2) por ajudar a suprir uma evidente carência de reflexão estratégica sobre o tema. 3) na medida em que vem ajudar a colmatar uma grande carência de bibliografia de autoria nacional na matéria.

As Universidades portuguesas terão de se assumir plenamente como organizações "biológicas", capazes de aprender institucionalmente ("learning organizations") e de se adaptar, com criatividade, a um futuro de incertezas e de mudança vertiginosa, preparadas para fazer, com coragem e convicção, as reformas necessárias ainda que conjunturalmente impopulares.

A presenta obra procura dar um contributo positivo para a construção dessa visão estratégica. Elaborado a partir de um ciclo de Seminários e de debates qualificados no Instituto Superior Técnico, contém matéria importante de reflexão num país onde são escassas as publicações especializadas sobre a temática universitária e frágil o debate verdadeiramente independente.

Engenheiro Roberto Carneiro
Universidade Católica Portuguesa