40.00€

Title:  ESTRUTURAS MISTAS DE AÇO E BETÃO

Price: 40.00€

ISBN:  978-972-8469-84-9

Dimensões: 3 cm × 23 cm × 26 cm

Peso: 1638 g

Data:  2015

Edição: 

Número de Páginas:  568

Colecção:  Fora de Colecção

Texto de Apresentação: 

A interacção entre o aço estrutural e o betão, através da conexão de corte, permite obter elementos estruturais com comportamento diferente do dos materiais individuais. Este facto possibilita uma variedade de soluções estruturais e métodos construtivos, e está na base das modernas estruturas mistas de aço e betão. O perfeito conhecimento do comportamento das estruturas e dos elementos estruturais mistos é fundamental para a sua análise e dimensionamento, já que os conceitos que lhes estão subjacentes não são, de um modo geral, referidos na regulamentação directamente aplicável.

Este livro apresenta os conceitos fundamentais para a análise e dimensionamento de vigas, lajes e colunas mistas, bem como da conexão de corte. São explicadas as principais expressões e disposições normativas europeias aplicáveis à verificação da segurança e da pormenorização deste tipo de estruturas. Apesar de o livro estar dirigido essencialmente ao estudo de edifícios, muitos dos conceitos e verificações apresentadas podem também ser aplicados a outros tipos de estruturas mistas, tais como viadutos e pontes. Pretende também proporcionar uma correcta aplicação da EN 1994-1-1, bem como dos outros Eurocódigos directamente relacionados e recentemente publicados pelo Comité Europeu de Normalização. Apresenta igualmente informação complementar à EN 1994-1-1, para auxílio do utilizador na aplicação do Eurocódigo. O texto é complementado com a apresentação de diversos exemplos ilustrativos. De modo a facilitar a aplicação dos vários Eurocódigos, são referidos no texto e nos exemplos os artigos e as expressões relacionadas.

Destinado a alunos de engenharia civil e a projectistas de estruturas, o livro pretende preencher uma lacuna existente na comunidade técnica de uma publicação em língua portuguesa sobre estruturas mistas e que, simultaneamente, auxilie na aplicação dos Eurocódigos Estruturais, objectivo que é tanto mais importante quanto é a crescente apetência de engenheiros, arquitectos e donos de obra por este tipo de estruturas.

Notas: 

Exemplos de Acordo com o Eurocódigo 4

Fora de Colecção