Title:  SEMINÁRIOS: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL & INOVAÇÃO

ISBN:  978-972-8469-65-8

Dimensões: 1.5 cm × 21 cm × 21 cm

Peso: 750 g

Data:  2007

Edição:  1ª ESGOTADO

Número de Páginas:  304

Colecção:  Fora de Colecção

Indíce:  application/pdf iconFCOL sem1.pdf

Texto de Apresentação: 

No ano lectivo de 2003/2004 tiveram lugar, ainda a título experimental, dois ciclos de Seminários Interdepartamentais, sob a minha coordenação, com o tema global: Desenvolvimento Sustentável e Sociedade do Conhecimento que, desde então, têm sido realizados todos os anos, envolvendo alunos de todas as licenciaturas do IST.

No primeiro semestre abordaram-se as questões do Desenvolvimento Sustentável, enquanto o segundo semestre se centrou na Inovação, na perspectiva da Integração Europeia e da emergência do paradigma da Sociedade do Conhecimento.

Com estes seminários pretende-se atingir os objectivos seguintes:
- Revelar competências do IST;
- Facilitar cruzamento de formação e informação entre departamentos;
- Interagir com o exterior.
- Transmitir conhecimento sobre os princípios e a aplicação do paradigma do Desenvolvimento Sustentável e os seus pilares – a economia, a sociedade e o ambiente, bem como sobre a Inovação nas suas diversas vertentes – de produtos e serviços, de processos produtivos e de inovação organizacional.

Estes seminários permitiram transmitir aos alunos a noção da importância da “consciência colectiva” indispensável para a interacção entre as questões ambientais, sociais e económicas, que vem contribuindo decisivamente para transformar o referencial científico clássico, compartimentado em disciplinas estanques, num novo paradigma, crescentemente multidisciplinar, o qual, sendo complementar do primeiro, coloca um novo desafio ao contributo da engenharia: que assuma um carácter mais fortemente horizontal e integrador de conhecimentos.

É neste contexto que a iniciativa de criação de “Seminários Interdepartamentais no IST”, em particular, sobre os temas do Desenvolvimento Sustentável e da Inovação, se pode assumir como um contributo para um futuro relacionamento no interior da escola e, para o seu posicionamento na Sociedade.

Este livro é um primeiro de uma série. Inclui alguns dos trabalhos mais interessantes realizados pelos alunos no ano lectivo 2003/2004, em equipas interdisciplinares, que melhor traduzem o alcance dos objectivos dos seminários, mas também os novos papéis do engenheiro na sociedade, tanto no sector privado, como na administração pública, e a produção de novos estudos que ampliem a informação disponível sobre a promoção do paradigma do desenvolvimento sustentável e das actividades de inovação tecnológica.

António Guterres
Coordenador dos Seminários Interdepartamentais sobre Desenvolvimento Sustentável e sobre Inovação

Alunos
Ana Ferreira, Manish Fernandes, Nuno Pires
Inês Costa, Leonardo Rosado
Rui Duarte, Paula Teixeira
Ana Lanham, Pedro Gama, Renato Braz
Joana Gouveia Duarte, Rita Barros Silva, Pedro Lopes de Sousa
Vasco Henriques, Daniel Vidal

Orientadores
Professores José Tribolet, Paulo Cadete Ferrão e Fernando Nunes da Silva
Professores Luís Valadares Tavares, Manuel Correia Guedes e Susete Martins Dias

Fora de Colecção