Title:  SEMINÁRIOS 2: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL & INOVAÇÃO

Data:  2008

Colecção:  Fora de Colecção

Indíce:  application/pdf iconFCOL sem2.pdf

Este livro é o segundo da série "Seminários". Inclui alguns dos trabalhos mais interessantes realizados pelos alunos dos ciclos de Seminários Interdepartamentais, com o tema global: Desenvolvimento Sustentável e Sociedade do Conhecimento. Estes seminários permitiram transmitir aos alunos a noção da importância da “consciência colectiva” indispensável para a interacção entre as questões ambientais, sociais e económicas, que vem contribuindo decisivamente para transformar o referencial científico clássico, compartimentado em disciplinas estanques, num novo paradigma, crescentemente multidisciplinar, o qual, sendo complementar do primeiro, coloca um novo desafio ao contributo da engenharia: que assuma um carácter mais fortemente horizontal e integrador de conhecimentos.

"No ano lectivo de 2004/2005 realizaram-se, pela segunda vez, dois ciclos de Seminários Interdepartamentais, sob a coordenação do Professor António Guterres, subordinados ao tema geral: Desenvolvimento Sustentável e Sociedade do Conhecimento. Estes seminários têm sido realizados todos os anos desde 2003/2004, envolvendo alunos de todos os cursos do IST. No primeiro semestre abordaram-se as questões do Desenvolvimento Sustentável, tendo-se centrado o segundo semestre na Inovação, na perspectiva da Integração Europeia e da emergência da Sociedade do Conhecimento.

Estes seminários pretendem atingir os seguintes objectivos:
• Revelar competências do IST e os saberes dos seus departamentos;
• Promover o cruzamento de formação e de informação entre departamentos;
• Interagir com o exterior do IST;
• Transmitir conhecimento sobre os princípios e a aplicação do paradigma do Desenvolvimento Sustentável e os seus pilares – a economia, a sociedade e o ambiente, bem como sobre a Inovação e as suas diversas vertentes – inovação de produtos e de serviços, de processos produtivos e inovação organizacional.

Os seminários vêm permitindo transmitir aos alunos a noção da importância da «consciência colectiva» necessária para promover a articulação das questões ambientais, económicas e sociais, bem como para promover a mudança tecnológica e o empreendorismo a partir da inovação. São indispensáveis à transformação dos referenciais científico e pedagógico clássicos, compartimentados em disciplinas sectoriais, num novo paradigma, interdisciplinar e integrador de conhecimentos, o qual complementa o primeiro e coloca um novo desafio aos contributos da engenharia. É neste contexto que os ‘Seminários Interdepartamentais do IST’ se vêm realizando, como um contributo para um novo relacionamento no interior do Instituto e para a sua afirmação na Sociedade.

Este segundo volume inclui alguns dos trabalhos mais interessantes realizados pelos alunos no ano lectivo 2004/2005, sempre em equipas interdisciplinares. Os trabalhos incluídos neste volume são, mais uma vez, os que melhor demonstram não só o alcance dos objectivos dos seminários, mas também os novos desafios e papéis do engenheiro na sociedade, tanto no sector privado, como na administração pública, e traduzem a produção de novos estudos que ampliam a informação disponível sobre o paradigma do desenvolvimento sustentável, e a inovação tecnológica."

Paulo V. D. Correia
Coordenador Adjunto dos Seminários Interdepartamentais do IST
sobre Desenvolvimento Sustentável e sobre Inovação

Ana Prata, David Correia, Miguel Calapez e Pedro Valle-Domingues