Fotografia Grande: 

Nome do Autor: 

JOÃO M. PEIXOTO CABRAL

Biografia Autor: 

JoÃo Peixoto Cabral é investigador coordenador, jubilado, do Instituto Tecnológico e Nuclear (ITN), onde desempenhou as funções de director do Departamento de Química. Licenciado e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Técnica de Lisboa, e agregado da mesma Universidade, foi professor catedrático convidado no Instituto Superior Técnico durante três décadas, dando início à cadeira de Radioquímica.

Investigador no domínio desta disciplina, um dos seus interesses científicos situou-se na área da Arqueometria, na qual desenvolveu numerosos projectos de colaboração com arqueólogos e especialistas em História Monetária, designadamente projectos de estudo da proveniência de cerâmicas arqueológicas, da composição de artefactos metálicos pré-históricos e da composição de moedas antigas. Foi responsável pela instalação no ITN dalgumas unidades de análise de materiais, das quais a de datação pelo radiocarbono é única no país.

Foi durante quase dois anos director do Instituto José de Figueiredo, actualmente incorporado no Instituto dos Museus e da Conservação, onde liderou alguns projectos de estudo sobre a pintura portuguesa. De 2001 a 2007 contribuiu para a regência da disciplina de Métodos de Exame e Análise da licenciatura em Conservação e Restauro, da Universidade Nova de Lisboa, dando algumas lições sobre datação e análise por activação com neutrões.

Publicou nas sua áreas de interesse dois livros e cerca de duas centenas de artigos científicos e de divulgação.

Ilustração Autor