Fotografia Grande: 

Nome do Autor: 

JOSÉ PINTO DUARTE

Biografia Autor: 

José Pinto Duarte tem a Licenciatura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (FA/UTL), o Mestrado em Métodos de Projecto e o Doutoramento em Arquitectura Computacional pelo MIT, EUA. É actualmente Professor Catedrático na FA/UTL, Investigador no Instituto Superior Técnico (IST) e Cientista Visitante no MIT.

Na FA foi coordenador do Curso de Doutoramento em Arquitectura e é membro da Comissão Científica do Curso de Doutoramento em Urbanismo e do Conselho Científico da FA. No IST foi coordenador da Secção de Arquitectura do IST e fundador dos Laboratórios de Investigação em Arquitectura do IST (ISTAR Labs). No MIT, trabalhou no projecto Changing Places (antigo House_ n) como coordenador do projecto Personalização da Habitação em Série (Mass Customization of Housing) e actualmente é membro do projecto Living Labs.

Foi ainda Investigador do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e Arquitecto no Atelier de Manuel Taínha antes de abrir o seu próprio atelier. Ganhou prémios em concursos de projecto de arquitectura, tendo o seu trabalho sido publicado nas principais revistas de arquitectura portuguesa.

Os seus principais interesses no domínio de investigação são a personalização da produção, particularmente de habitação e urbanismo, e o desenvolvimento de métodos de projecto baseados nas novas tecnologias. Actualmente a sua investigação incide sobre o uso de métodos de projecto de base computacional na elaboração de planos urbanos flexíveis, capazes de responder a variações do contexto, sendo coordenador do projecto City Induction financiado pela FCT.

Sobre estes temas, é autor de um número considerável de capítulos em livros e de artigos em revistas científicas e conferências internacionais. É também o autor de “Personalizar a Habitação em Série” (prefácio de Siza Vieira, FCG, 2007) e “Tipo e Módulo” (LNEC, 1995) e co-editor de “Lisbon Charrette” (com J. Bento and W.J. Mitchell, IST Press 1999), “A Cadeira de Vidro” (com M. Heitor, IST Press, 2001), “Personalizar a Habitação em Série: uma experiência de projecto” (com J. N. Beirão, CEFA, 2003) e “Collaborative Design and Learning” (com J. Bento, M. Heitor e W. J. Mitchell, Praeger 2004).

Tem sido orador convidado, destacando-se as palestras públicas proferidas no American Institute of Architects em Nova York e na Universidade de Bauhaus em Weimar (2010); na Universidade Estadual de Campinas (2009); no Korean Advanced Institute of Science and Technolog em Seul (2008); na Universidade de Delft (2007); no Banco Mundial em Paris (2005); na firma Ove Arup em Londres (2004); na conferência SiGradi em Rosário, Argentina (2003), no MIT em Cambridge, EUA (2002); nas Universidades de Carnegie-Mellon e de Harvard (2000); e no Japanese Institute of Archtects em Tóquio (1999). Foram publicados artigos sobre o seu trabalho em revistas de grande circulação como A+U (Japão); Popular Science (EUA) e New Scientist (RU).

Tem experiência consolidada na orientação e co-orientação de teses mestrado, doutoramento e pós-doutoramento, bem como na coordenação, participação e consultoria de projectos de investigação fundamental financiados por instituições públicas e investigação aplicada financiados por empresas privadas.

É membro do conselho editorial das revistas Urban Design International (UDI), Pesquisa em Arquitetura e Cnstrução (PARC) e Arquitectura Revista, bem como membro regular dos conselhos científicos das revistas Environment and Planning B (EPB), International Journal of Architectural Computing (IJAC) e Artificial Intelligence in Engineering Design, Architecture and Manufacturing (AIEDAM), entre outras.

Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, bem como bolseiro Fulbright.

Em 2008 recebeu o prémio UTL/ Santander de investigação em arquitectura.

Ilustração Autor