30.00€

Title:  HIDROLOGIA E RECURSOS HÍDRICOS

Price: 30.00€

ISBN:  978-972-8469-86-3

Dimensões: 40 mm × 183 mm × 235 mm

Peso: 2080 g

Data:  2017

Edição:  3ª | Novembro de 2017

Número de Páginas:  814

Colecção:  Colecção Ensino da Ciência e da Tecnologia

Indíce:  application/pdf iconCOL C&T 41.pdf

Excerto do Livro:  application/pdf iconMONOFOLHA 41.pdf

Texto de Apresentação: 

A presente obra está ancorada num profundo conhecimento científico e na experiência pedagógica de mais de trinta anos por parte dos autores. Partindo de uma sólida e cuidada análise da física dos fenómenos hidrológicos, os Professores João Reis Hipólito e Álvaro Carmo Vaz desenvolvem a conceptualização e a modelação desses fenómenos até chegar à escala das bacias hidrográficas. O rigor científico desta análise é acompanhado da preocupação de dar resposta às principais questões colocadas pela hidrologia da engenharia.

A sistemática utilização de dados de Portugal e de Moçambique, reflectindo também nesse aspecto a experiência e conhecimento dos autores, enriquece esta obra por permitir pôr em contraste duas regiões do mundo com características diversas, tanto de um ponto de vista geo-físico, relevante para as disponibilidades de água, como de um ponto de vista sócio-económico, relevante para o perfil das utilizações.

Em suma, um texto que sistematiza e consolida os conhecimentos nas áreas mais relevantes da hidrologia e dos recursos hídricos e que se reveste de grande qualidade pedagógica.

Francisco Nunes Correia
Professor Catedrático de Ambiente e Recursos Hídricos
do Instituto Superior Técnico

Esta obra constitui um contributo relevante para o ensino e a formação científica e profissional na área dos Recursos Hídricos e da Hidrologia, um domínio fundamental na gestão ambiental e na engenharia civil.

Os autores, João Reis Hipólito e Álvaro Carmo Vaz, prestigiados docentes universitários em Portugal e em Moçambique, colocam a experiência e os conhecimentos adquiridos na prática profissional e académica à disposição dos jovens que irão enfrentar os desafios na referida área estratégica e vital para a Humanidade. Para além de constituir uma excelente iniciação didáctica e uma introdução rigorosa aos conceitos e conhecimentos básicos da Hidrologia e da Gestão de Recursos Hídricos, o livro é, também, uma obra de referência e consulta futura para os profissionais interessados nos aspectos fundamentais dos referidos tópicos.

É de salientar, ainda, o facto de o presente livro ser o resultado da colaboração pessoal de dois especialistas oriundos de países geograficamente distantes mas com elos de ligação muito fortes. Constitui, assim, um exemplo e um sinal promissor de cooperação científica no seio da comunidade de países de língua oficial portuguesa, em prol do respectivo desenvolvimento e qualidade de vida.

António Betâmio de Almeida
Professor Catedrático Emérito da
Universidade Técnica de Lisboa

A água, esse recurso por vezes abundante, outras escasso, é trazida sob a forma de livro em “Hidrologia e recursos hídricos” da autoria de Álvaro Carmo Vaz e João Hipólito. Sendo um recurso chave para o desenvolvimento sustentável das sociedades, na África Austral e em Moçambique a água assume-se como condição de sobrevivência.

É este valor último da água que torna este livro, preparado por qualificados e experientes professores universitários de Moçambique e Portugal, numa referência muito útil para a formação de novos técnicos e para apoio a especialistas na gestão da água. O livro apresenta uma sólida sistematização dos conceitos científicos da Hidrologia e desenvolve as suas aplicações na área dos recursos hídricos, ilustrando com dados dos dois países, o que torna a obra particularmente interessante para aqueles que em Moçambique trabalham nesta importante área.

Ele poderá servir de inspiração para uma forma diferente de olhar para a questão dos recursos hídricos, sobretudo no reconhecimento de que se trata de um recurso finito e que só acções adequadas de gestão e conservação podem torná-lo duradoiro.

Professor Orlando Quilambo
Presidente da Academia de Ciências de Moçambique

Colecção Ensino da Ciência e da Tecnologia