CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
40.00€

Title:  CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

Price: 40.00€

ISBN:  978-972-8469-17-7

Dimensões: 45 mm × 240 mm × 235 mm

Peso: 2020 g

Data:  2012

Edição: 

Número de Páginas:  1080

Colecção:  Colecção Ensino da Ciência e da Tecnologia

Indíce:  application/pdf iconCOL C&T 46.pdf

Texto de Apresentação: 

O livro Ciência e Engenharia de Materiais de Construção é o resultado de um longo trabalho no quadro de um alargado leque de disciplinas e competências nas áreas de engenharia de materiais, engenharia civil e arquitetura. Na sua base está uma numerosa equipa pluridisciplinar constituída por vários especialistas de distintas instituições de referência nacional, como LNEC, CTCV, ISEL, LNEG e IST. Apesar do trabalho de edição científica, o livro reflete certamente uma heterogeneidade na abordagem escolhida por cada autor.

Os capítulos 1 a 5 incluem os materiais estruturais, e mais tradicionais em engenharia civil - ligantes hidráulicos, materiais betuminosos, betão, reboco e estuques; os capítulos 6 a 9 compreendem os materiais estruturais e/ou de acabamento como o aço, cerâmicos, vidros, rochas ornamentais, polímeros e materiais compósitos de matriz polimérica; os capítulos 12 e 13 apresentam os materiais naturais como a madeira e a cortiça; no capítulo 14 são introduzidos os nanomateriais; os capítulos 15 e 17 explanam os fenómeno de corrosão e o seu controlo pela aplicação de tintas e vernizes; no capítulo 16 introduzem-se colas estruturais; o capítulo 18 apresenta o ciclo de vida dos produtos e a gestão integrada de resíduos, terminando a obra com um capítulo (19) sobre homologação e certificação de produtos de construção.

*****************************************************************************************************************************

"A Ciência e Engenharia de Materiais de Construção têm importância decisiva na gestão e reabilitação do património por um vasto conjunto de razões, de que destaco:

• a necessidade de conjugar disciplinas de engenharia muito diversas para a garantia da durabilidade das soluções adotadas;
• a combinação dos conhecimentos de comportamento dos materiais com todas as exigências que decorrem dos pilares da sustentabilidade;
• a importância da investigação na correta caracterização de situações reais e na seleção otimizada das técnicas disponíveis de reabilitação.

É assim com o maior entusiasmo que vejo a publicação deste livro, incorporando contribuições de docentes do IST e de outros investigadores e colegas meus do LNEC. Este livro será certamente a grande referência no domínio dos materiais de construção."

JOSÉ MANUEL CATARINO
Presidente do conselho científico do LNEC

*****************************************************************************************************************************

"O livro Ciência e Engenharia de Materiais de Construção vem preencher uma lacuna importante na bibliografia técnica existente na área de aplicação dos materiais, sendo que, mesmo a nível internacional, se trata de uma área em que a documentação sistematizada em livro é extremamente escassa pelo que a iniciativa é de louvar.

A dupla abordagem feita sob os pontos de vista da Ciência e da Engenharia, contemplando tópicos mais fundamentais associados à Ciência de Materiais, e, por outro lado, versando aplicações concretas de Engenharia de Materiais, faz deste livro um excelente documento de referência, com índices que permitem um fácil acesso à informação pretendida.

Como se sabe, a construção de base recorre predominantemente a materiais tradicionais como o betão, a madeira, a pedra e o tijolo, mas as modernas técnicas de construção e, sobretudo de reabilitação de edifícios, cada vez mais recorrem a novos materiais, que, neste livro, não foram esquecidos.

Não é habitual, mas é inquestionavelmente importante, incluir num livro sobre materiais de construção, capítulos específicos sobre Nanomateriais, Compósitos, Cortiça, Materiais Poliméricos, pelo que é de elogiar a ambição da equipa editorial, sendo de referir que alguns dos capítulos, ainda que relativamente sucintos, abordam as questões mais fundamentais em cada uma das classes de materiais.

É também de salientar a qualidade das figuras e quadros, que tornam mais fácil a consulta, bem como o muito completo conjunto de referências bibliográficas que acompanham cada um dos capítulos, e que permitem ao leitor vir a aprofundar aspectos mais específicos, abordados no texto.

A Sociedade Portuguesa de Materiais acompanhou com muito interesse a edição desta obra, que divulgará com prazer. Face à qualidade e âmbito da obra que agora se edita, não resisto referir que a equipa editorial está de parabéns."

JOÃO CARLOS MOURA BORDADO,
Professor Catedrático do IST,
Presidente da Sociedade Portuguesa de Materiais

Notas: 

ALDA SIMÕES é Professora Associada do Instituto Superior Técnico (IST) e investigadora do Instituto de Ciência e Engenharia de Materiais e Superfícies. Licenciou-se em 1982 e doutorou-se em 1991, em Engenharia Química. Tem como principais interesses científicos o estudo das propriedades electroquímicas dos materiais, a corrosão electroquímica, a proteção anti-corrosiva e as propriedades dos revestimentos orgânicos.

ANTÓNIO CORREIA DIOGO é Professor Associado do Instituto Superior Técnico (IST), Engenheiro Químico (IST, 1974) e Doutor em Física (Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa, 1982). Exerce atividade de investigação nos domínios da reologia dos materiais (polímeros, compósitos, fluidos complexos e sistemas multifásicos).

CARLA M. COSTA é Professora Coordenadora na Área Departamental de Engenharia Civil do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL). Licenciou-se e doutorou-se em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico em 1992 e 1997, respetivamente. Os seus interesses de investigação atuais estão centrados no estudo e desenvolvimento de soluções inovadores para ligantes hidráulicos.

FÁTIMA MONTEMOR é Professora Auxiliar no Departamento de Engenharia Química do Instituto Superior Técnico. Os seus interesses científicos centram-se no desenvolvimento de novos revestimentos orgânicos, híbridos ou inorgânicos em substratos metálicos convencionais (aços, ligas de alumínio e ligas de magnésio) para promover a durabilidade de materiais metálicos e poliméricos utilizados na indústria dos transportes (automóvel e aeronáutica), da construção (aços e aços galvanizados) e da energia.
FERNANDA MARGARIDO é Professora Associada no Departamento de Engenharia Mecânica do Instituto Superior Técnico, onde se licenciou em Engenharia Metalúrgica (1979) e obteve o grau de Doutor em Engenharia Metalúrgica e de Materiais (1991). É investigadora do Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento (IN+) do IST, exercendo atividade de investigação no domínio das matérias primas naturais e na reciclagem e valorização de resíduos.

HELENA CRUZ é engenheira civil pelo Instituto Superior Técnico e doutorada pela Universidade de Brighton. É investigadora do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), onde iniciou a sua atividade em 1984. Desenvolve a sua atividade sobretudo no âmbito da inspeção, diagnóstico, avaliação da segurança, tratamento e reforço de estruturas de madeira, bem como no apoio ao desenvolvimento e caracterização de produtos e sistemas construtivos e à especificação e aplicação de madeiras para a construção de edifícios.

INÊS FLORES-COLEN é Professora Auxiliar no Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos do Instituto Superior Técnico, onde se doutorou em Engenharia Civil em 2009. Os seus interesses de investigação estão centrados no desempenho, patologia, inspeção e manutenção de elementos de edifícios, em particular de argamassas para revestimento.

JOÃO E. P. CUSTÓDIO desenvolve atividade de investigação no Departamento de Materiais do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I.P. (LNEC). É professor convidado na Escola Superior de Artes Decorativas e cientista convidado na Oxford Brookes University. Licenciou-se em Química Tecnológica na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa em 2002 e doutorou-se na Oxford Brookes University em 2009. Os seus interesses de investigação centram-se no estudo de materiais de construção, em particular, de materiais poliméricos e cimentícios.

JOÃO RAMÔA CORREIA é Professor Auxiliar no Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos do Instituto Superior Técnico, onde se licenciou em Engenharia Civil (2001), tendo obtido posteriormente os graus de Mestre em Construção (2004) e Doutor em Engenharia Civil (2008). A sua atividade de investigação centra-se na utilização de materiais poliméricos reforçados com fibras (FRPs) para aplicações em engenharia civil, no desenvolvimento de novos materiais estruturais e de novas tecnologias de construção e reabilitação.

JOÃO SALVADOR FERNANDES é Professor Auxiliar no Departamento de Engenharia Química do Instituto Superior Técnico. Licenciou-se em Engenharia Química no IST em 1987 e doutorou-se em Engenharia Química no IST em 1997. Os seus interesses científicos situam-se no domínio da engenharia de superfícies e interfaces, com especial relevância para o estudo e desenvolvimento de novos materiais com elevada resistência à corrosão para as indústrias aeronáutica e biomédica.

JOAQUIM JOSÉ R. C. VALENTE DE ALMEIDA é licenciado em Engenharia Cerâmica e do Vidro pela Universidade de Aveiro. Possui pós-graduação em Negócios Internacionais e Qualidade Industrial pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. É actualmente responsável pelo Laboratório de Ensaios de Produtos do Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro. A sua área de interesse centra-se na problemática da patologia de revestimentos de fachadas (cerâmicos).

JORGE CRUZ FERNANDES é Professor Auxiliar no Departamento de Engenharia Mecânica do Instituto Superior Técnico, onde se licenciou em Engenharia Metalúrgica e obteve o Doutoramento em Engenharia Metalúrgica e de Materiais. Os seus interesses de investigação centram-se na síntese e caracterização de materiais compósitos.

JORGE M. C. L. DE BRITO é Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade Técnica de Lisboa. Licenciou-se em Engenharia Civil, obteve o grau de Mestre em Engenharia de Estruturas e o de Doutor em Engenharia Civil, sempre no IST, onde também efetuou as provas de Agregação em Engenharia Civil. Fez toda a sua carreira académica no Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos do IST. A sua atividade de investigação centra-se na análise do ciclo de vida das construções e na tecnologia sustentável das mesmas.

JOSÉ NEVES é Professor Auxiliar do Instituto Superior Técnico, onde se licenciou e obteve o Doutoramento em Engenharia Civil em 2002. É Mestre em Mecânica dos Solos pela Universidade Nova de Lisboa. É membro investigador do CESUR - Centro de Sistemas Urbanos e Regionais - e especialista da Ordem dos Engenheiros em Transportes e Vias de Comunicação. A atividade de investigação é desenvolvida na área das infraestruturas de transporte.

LINA NUNES é Investigadora Auxiliar no Departamento de Estruturas (DE) do Labora-tório Nacional de Engenharia Civil (LNEC). Licenciou-se em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e doutorou-se em Tecnologia de Madeiras pelo Imperial College London em 1997. A sua atividade no LNEC tem incidido maioritariamente sobre as questões relativas à durabilidade e conservação de madeira na construção.

LUÍS GIL é Investigador Principal Habilitado para Funções de Coordenação do Labora-tório Nacional de Energia e Geologia I.P. (LNEG). Licenciou-se em Engenharia Química no Instituto Superior Técnico (1985) tendo obtido o grau de Mestre em Química Orgânica Tecnológica pela Universidade Nova de Lisboa (1989). Tem um extenso trabalho na área da investigação e da inovação no domínio da tecnologia da cortiça.

LUÍS GUERRA ROSA é Professor Associado no Departamento de Engenharia Mecânica do Instituto Superior Técnico, onde se licenciou em Engenharia Metalúrgica em 1977, concluiu um Doutoramento em Engenharia Mecânica em 1986 e obteve a Agregação em Engenharia de Materiais em 2004. Os seus interesses de investigação incluem as áreas da caracterização e do processamento das rochas ornamentais.

MANUEL VIEIRA, Investigador Auxiliar do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, desempenhando a sua atividade no Núcleo de Betões deste Laboratório desde 1993. Licenciou-se em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa, tendo obtido o Doutoramento em Engenharia Civil, pela mesma Universidade, em 2008. A sua área de investigação inclui o estudo de composição de betões, o estudo e desenvolvimento de betões especiais e a reologia de misturas de base cimentícia.

M. CLARA GONÇALVES é Professora Auxiliar no Departamento de Engenharia Química do Instituto Superior Técnico, onde se licenciou em Engenharia Química (1984), e obteve o grau de Doutor em Engenharia Metalúrgica e de Materiais (1993). É investigadora do Instituto de Ciência e Engenharia de Materiais e Superfícies (ICEMS) do IST, exercendo atividade de investigação no domínio de materiais amorfos, com especial relevância para o estudo, desenvolvimento e caracterização de filmes finos, cristais fotónicos e nanopartículas para as indústrias optoelectrónica e biomédica.

PEDRO MIGUEL AMARAL é Professor Auxiliar no Departamento de Engenharia Mecânica do Instituto Superior Técnico, onde se licenciou em Engenharia de Materiais em 1996 e obteve o Doutoramento em Engenharia de Materiais em 2004. Os seus interesses de investigação compreendem as áreas relacionadas com a caracterização e transformação de pedra natural e materiais derivados.

PEDRO PONTÍFICE é Investigador Principal do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC). Licenciou-se em Engenharia Civil (ramo Estruturas) no Instituto Superior Técnico e é, presentemente, responsável pelo Núcleo de Homologação e Certificação, do Centro da Qualidade na Construção, do LNEC.

ROGÉRIO COLAÇO é Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico. Licenciado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais em 1991, doutorou-se mais tarde em Engenharia de Materiais, defendendo uma tese sobre tratamentos térmicos, transformações de fase e propriedades de aços e compósitos de matriz ferrosa. É atualmente investigador do Centro de Química Estrutural do IST.

VERA CORDEIRO PIRES é licenciada em Engenharia de Materiais pelo IST (2006), Mestre em Engenharia de Materiais, pelo IST (2008) e doutoranda em Engenharia de Materiais na área de «Estudo do comportamento mecânico de materiais pétreos e sistemas de fixação para fachadas» — IST. É coordenadora da Área Técnica de Projeto de Engenharia da FrontWave. Os seus interesses de investigação incluem as áreas da caracterização, dimensionamento e sistemas de aplicação de rochas ornamentais.

Colecção Ensino da Ciência e da Tecnologia