15.00€

Title:  INTRODUÇÃO À TEORIA DA MICROECONOMIA

Price: 15.00€

ISBN:  978-989-8481-23-8

Dimensões: 20 cm × 183 cm × 235 cm

Peso: 480 g

Data:  2013

Edição: 

Número de Páginas:  178

Colecção:  Colecção Ensino da Ciência e da Tecnologia

Indíce:  application/pdf iconCOL C&T 47.pdf

Texto de Apresentação: 

Este livro destina-se a alunos do ensino superior em cursos de engenharia, gestão, ciência e tecnologia, bem como profissionais das áreas da engenharia e da economia. Constitui um manual base para o estudo da microeconomia, no qual se analisa sucintamente a Teoria do Equilíbrio Geral (TEG), com uma abordagem do ponto de vista das engenharias, utilizando a teoria dos sistemas lineares.

A TEG é uma área fundamental da teoria económica, muito exigente em termos conceptuais e de utilização de instrumental matemático, e o seu estudo da desenvolve-se em torno do problema económico fundamental: de que forma se pode conseguir ou não uma «adequada» afetação de recursos (social) através de decisões privadas e independentes com a coordenação dessas decisões efetuada pelo (s) mercado (s).

Inicialmente, abordam-se os conceitos de produto e de preço. Um produto é um bem económico, pois tem um custo e tem um valor. O conceito de produto, que, genericamente, é constituído por bens materiais, serviços e informações, é ilustrado, no livro, através de exemplos.

Apresentam-se breves introduções às teorias dos produtores e dos consumidores, analisando-se o seu relacionamento e comportamento dinâmico de um mercado isolado ou de mercados em interação. O principal objetivo é a determinação da curva da oferta de um produtor e da curva da procura de um consumidor. É igualmente analisada a questão dos rendimentos à escala, presentes no processo produtivo. A questão do ajustamento do preço ou da quantidade é determinante para a obtenção de um modelo dinâmico do mercado.

O modelo neoclássico da Teoria do Equilíbrio Geral é, ainda, apresentado de forma sucinta.

Colecção Ensino da Ciência e da Tecnologia