Fotografia Grande: 

Nome do Autor: 

JOÃO J. E. SANTANA

Biografia Autor: 

licenciou-se em 1976 em Engenharia Electrotécnica e Computadores no Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa.
Em 1979 obteve o grau de mestre em Ciências Aplicadas, na Universidade Católica de Lovaina (Bélgica). Doutorou-se 1983 em Engenharia Electrotécnica e Computadores no Instituto Superior Técnico.
É professor catedrático do Instituto Superior Técnico desde 1994. Atualmente, é presidente do Centro para a Inovação em Engenharia Eletrotécnica e Energia (CIEEE) do IST.
Em agosto de 1996 iniciou as atividades da Comissão Instaladora da Entidade Reguladora do Setor Elétrico. Em fevereiro de 1997, foi nomeado, por Resolução do Conselho de Ministros, vogal do Conselho de Administração da Entidade Reguladora do Sector Eléctrico, onde permaneceu até 2004, durante dois mandatos.
Como resultado da atividade científica publicou cerca de seis dezenas de artigos e tem publicado em órgãos da imprensa nacional textos relativos à problemática da energia e da indústria em geral. Colaborou com empresas e organizações nacionais em projetos experimentais e em estudos.
Publicou dois livros, um de natureza científica, Electrónica de Potência, 1991, editado pela Fundação Calouste Gulbenkian, e um outro (coautor) sobre política energética, Reflectir Energia, 2006, editado pela LIDEL.

Ilustração Autor