Fotografia Grande: 

Nome do Autor: 

J. A. BRANDÃO FARIA

Biografia Autor: 

J. A. BRANDÃO FARIA iniciou funções docentes no Instituto Superior Técnico em 1975. É Professor Catedrático desde 1994. Doutorou-se em 1986 e fez as Provas de Agregação em 1992, no IST, no domínio da Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (EEC). Os seus interesses pedagógicos situam-se na área transversal dos Fundamentos de EEC, em particular, no eletromagnetismo aplicado e na análise de circuitos e sistemas.

A sua atividade de investigação científica tem sido desenvolvida em várias Unidades de I&D do IST. Inicialmente no centro de Eletrotecnia Teórica e Medidas Elétricas (1975-2007), de pois no Centro para a Inovação em Engenharia Eletrotécnica e Energia (2008-2010) e, mais recentemente (desde 2011), no Instituto de Telecomunicações – Lisboa.

No âmbito do seu trabalho de investigação publicou mais de uma centena de artigos científicos em revistas internacionais da especialidade. Em reconhecimento dessa atividade, o Institute of Electrical and Electronics Engineers elevou-o à categoria de IEEE Fellow, em 2010/11. Pela mesma razão, foi-lhe atribuído o Prémio Científico Universidade de Lisboa/Santander, em 2016.

O presente texto dá corpo ao quarto livro que escreveu, tendo anteriormente publicado as seguintes obras: "Multiconductor Transmission-Line Structures", Wiley, New York, USA, 1993; "Óptica – Fundamentos e Aplicações", Editorial Presença, Lisboa, Portugal,1995; "Electromagnetic Foundations of Electrical Engineering", Wiley, Chichester, UK, 2008.

Ilustração Autor