Title:  MECÂNICA QUÂNTICA | 2ª EDIÇÃO, REVISTA E AUMENTADA

Dimensões: 20 cm × 16 cm × 23 cm

Data:  2017

Edição:  2ª | Revista e Aumentada

Os dados empíricos acumulados durante o final do século XIX e o princípio do século XX revelaram falhas fundamentais no conhecimento do modo como o mundo se comporta à escala microscópica. Dos esforços realizados por físicos como Planck, Bohr, Schrödinger, Heisenberg, Einstein, Dirac e outros, nasceu uma nova mecânica que rege o comportamento da matéria e da radiação.

A mecânica quântica mudou a nossa maneira de ver o mundo, através de três ideias fundamentais: quantificação, dualidade e probabilidade.

Neste livro apresenta-se uma descrição desta teoria desde os fenómenos mais elementares até alguns temas mais complexos, perspetivando-os de um modo que estabeleça relações com assuntos mais modernos.

Os conceitos são profusamente ilustrados com exemplos e figuras, que facilitam a respetiva apreensão, especialmente para alunos que têm o primeiro contacto com estas matérias. No fim de cada capítulo, apresenta-se um conjunto de exercícios de dificuldade variável.

Este livro destina-se preferencialmente a alunos de física, matemática, biofísica e biomédica, podendo igualmente interessar a alunos das áreas da química e das engenharias. Enquanto que a primeira edição do livro Mecânica Quântica volume 1 publicada pela IST Press em 2013 correspondia a um curso semestral, esta nova versão foi concebida como sererencialmente a alunos de física, matemática, biofísica e biomédica, podendo igualmente interessar a alunos das áreas da química e das engenharias.