Title:  ELEMENTOS DE ELETRODINÂMICA CLÁSSICA

Data:  2019

Edição:  2ª Edição, 2019 | 1ª Edição, 2013

Indíce:  application/pdf iconCOL C&T 52.pdf

A Eletrodinâmica Clássica, por vezes também designada por Complementos de Eletromagnetismo, estuda a propagação das ondas na matéria, a criação das próprias ondas devido ao fenómeno de radiação, a interação do campo eletromagnético com as partículas carregadas e com a matéria, e a interação entre partículas carregadas. No respeitante à radiação eletromagnética o livro trata a radiação por cargas aceleradas e, em particular, o oscilador de Planck e o dipolo de Hertz, assim como outros efeitos, tais como a radiação Bremsstrahlung, a radiação de Cherenkov, e a radiação emitida por partículas relativistas. Este livro não contém, contudo, o formalismo covariante relativista do eletromagnetismo, o qual se encontra publicado pelo mesmo autor no livro "Física Relativista: Mecânica e Electromagnetismo", n.º 23 da Coleção Ensino da Ciência e da Tecnologia, com as 1.ª e 2.ª edições publicadas em 2008.

*****************************************************************************************************************************

Apresentando uma organização impecável, e denotando tanto um elevado conhecimento das matérias em causa como uma assinalável experiência didática, este novo livro de Jorge Loureiro utiliza uma linguagem tão simples quanto possível para apresentar tópicos que possuem algum grau de complexidade.

Carlos Fiolhais
Professor Catedrático, Departamento de Física, Universidade de Coimbra.

Este livro é uma obra de grande qualidade e vem colmatar uma lacuna existente na literatura pelo que vou recomendá-lo aos meus alunos.

Mikhail Benilov
Professor Catedrático, Centro de Competência de Ciências Exatas e da Engenharia, Universidade da Madeira.

Este livro trata de uma forma rigorosa, mas simples, temas normalmente considerados avançados ou difíceis e vem cobrir uma lacuna existente na bibliografia desta área. Este livro será certamente útil para professores universitários e estudantes num nível intermédio do ensino superior.

Vítor Rocha Vieira
Investigador Coordenador da UTL e Professor Catedrático Convidado do IST