Title:  AERODINÂMICA INCOMPRESSÍVEL: FUNDAMENTOS

Dimensões: 40 cm × 183 cm × 235 cm

Data:  2014

Edição:  1ª A | NOVIDADE

Concebido para estudantes universitários de graduação e pós-graduação o texto apresenta desenvolvidamente os fundamentos da aerodinâmica de baixa velocidade e a sua aplicação a escoamentos interiores e exteriores em regime laminar e turbulento, a escoamentos em torno de perfis alares, de asas finitas, de corpos não-fuselados, etc.

Embora recheado de exemplos de aplicação à aerodinâmica industrial, à aerodinâmica de aviões, à aerodinâmica de edifícios e estruturas, à aerodinâmica automóvel, a escoamentos atmosféricos, a aproveitamento de energia eólica, etc., o texto reveste um carácter vincadamente formativo e não de manual de projeto de engenharia, o que recomendou a explicitação do qualitativo ‘fundamentos’ no seu título. Pressupõe, da parte do leitor, uma formação de nível superior em análise matemática e em mecânica aplicada mas não requer qualquer formação prévia na área da mecânica dos fluidos, sendo adaptado a cursos ab initio neste domínio.

Sempre dando especial relevância à física dos processos, é feito um conveniente balanço entre os aspectos analíticos formais, os aspectos numéricos e os de experimentação em túnel aerodinâmico. São apresentados programas simples para cálculo dos tipos mais característicos de escoamentos.

O livro pode ser complementado com o manual de exercícios, de Luís da Cunha Eça, "Aerodinâmica Incompressível: Exercícios" a editar na Coleção Apoio ao Ensino.