Lápis Mágico - 3ª edição
10.00€

Title:  O lápis Mágico | Uma história da Construção da Fotografia

Price: 10.00€

ISBN:  978-989-8481-35-1

Dimensões: 14 cm × 1 cm × 20 cm

Peso: 180 g

Data:  2016

Edição: 

Número de Páginas:  196

Colecção:  Fora de Colecção

Texto de Apresentação: 

O Lápis Mágico reúne um conjunto de textos oitocentistas sobre a fotografia e reflexões críticas dos organizadores sobre esses mesmos textos. As obras encontram-se todas no domínio público e as traduções foram feitas diretamente da fonte. A seleção de ensaios, comunicações científicas, contos e correspondência foi feita com o objetivo de ilustrar o papel da fotografia no debate sobre a arte e a ciência do século XIX.

*****************************************************************************************************************************

A fotografia não foi descoberta; foi inventada e discutida. Talvez a invenção mais discutida até à bomba atómica, um século depois. Como bem refere Carlos M. Fernandes neste livro importante e útil, para pensar e entender a fotografia presente precisamos de regressar ao século XIX e ouvir o que disseram os pais-fundadores (da fotografia), os artistas, escritores e observadores. Quase todos foram chamados e escolhidos para depor neste Lápis Mágico. Sempre me impressionou a ignorância de grande parte dos fotógrafos contemporâneos em relação à história da fotografia. Ficaram condenados a reinventar a roda. Como nos ensinou T. S. Eliot, “o tempo presente e o tempo passado / Estão ambos talvez presentes no tempo futuro, / E o tempo futuro contido no tempo passado”. Sim, todo o tempo é eternamente presente.

Jorge Calado

Notas: 

Tradução: Carlos Sousa de Almeida

Fora de Colecção