Title:  Arquitectura Sustentável em Timor-Leste

Dimensões: 200 mm × 16 mm × 268 mm

Data:  2015

Colecção:  Fora de Colecção

O presente manual tem como principal objectivo sugerir medidas básicas para a prática de uma arquitectura sustentável. Destina-se a estudantes e profissionais de arquitectura e engenharia, sendo também acessível ao público com alguma preparação técnica na área da construção. Tendo em conta o clima, os recursos naturais e o contexto socioeconómico, são traçadas, de forma simplificada, estratégias de boas práticas de projecto.

Foi elaborado com o apoio da CPLP, a comunidade dos Países de Língua Portuguesa, na sequência do projecto europeu SURE-Africa (Sustainable Urban Renewal: Energy Efficient Buildings for Africa). Este projecto foi implementado para aprofundar e disseminar o conhecimento existente em países de língua oficial portuguesa, na área da arquitectura sustentável – em particular no que se refere ao projecto bioclimático e eficiência energética em edifícios, contribuindo para a melhoria das con¬dições de habitabilidade do espaço construído.

Nesta fase do projecto, que decorreu entre 2012 e 2014, foram participantes a Universidade de Timor Lorosae, o Ministério do Ambiente da República de S. Tomé e Príncipe, e três instituições académicas europeias - o Instituto Superior Técnico, a Universidade de Cambridge (Reino Unido) e a Universidade de Lund (Suécia).

Notas:

Equipa Técnica