Title:  NOMENCLATURA DE QUÍMICA INORGÂNICA

Edição:  2018| Outubro

Colecção:  Fora de Colecção

Indíce:  application/pdf iconindice NQI.pdf

Este livro destina-se a professores, a investigadores e profissionais de diversas áreas e ao público em geral, em todos os países de língua oficial portuguesa, e aos tradutores que trabalham para as organizações europeias e mundiais.

A necessidade de se disponibilizarem regras de nomenclatura química em português justifica-se por múltiplas razões:

- a adoção de uma linguagem comum, facilita a comunicação entre os diversos países de língua oficial portuguesa e a aplicação das normas internacionais relativas à gestão dos produtos químicos;
- é importante nas trocas comerciais entre os vários países, por razões económicas [bras. econômicas] e de saúde e segurança do consumidor;
- permite a comunicação entre os vários setores da indústria;
- permite a comunicação entre os membros da comunidade científica.

O organismo internacional responsável pela apresentação de propostas de recomendações sobre nomenclatura é a IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada). A IUPAC só aceita uma única versão para cada língua, aprovada pelas organizações nacionais aderentes da IUPAC.

Estas Recomendações de 2005 são particularmente importantes pois estabelecem regras de nomenclatura novas, mais sistemáticas e simplificadas. Regra básica - A nomenclatura descreve a composição das substâncias e não as suas propriedades.

*************************************************************************************************************************

EDITOR Sociedade Portuguesa de Química

Original inglês produzido pela Divisão de Nomenclatura Química e Representação de Estruturas em colaboração com a Divisão de Química Inorgânica:

ALAN T. HUTTON
Universidade da Cidade do Cabo, África do Sul
NEIL G. CONNELLY
Universidade de Bristol, Grã-Bretanha

RICHARD M. HARTSHORN
Universidade de Canterbury, Nova Zelândia

TURE DAMHUS
Novozymes A/S, Dinamarca

TRADUÇÃO Portuguesa nas Variantes Europeia e Brasileira: