Title:  SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL EM ELETROMAGNETISMO | A EDITAR

ISBN:  978-989-8481-61-0

Dimensões: 3 cm × 16 cm × 23 cm

Peso: 0 g

Data:  2018

Edição:  1ª Fevereiro | A EDITAR

Número de Páginas:  000

Colecção:  Colecção Ensino da Ciência e da Tecnologia

Texto de Apresentação: 

Este livro destina-se, fundamentalmente, ao ensino de disciplinas dedicadas à Simulação do Campo Eletromagnético em Dispositivos da Engenharia Eletrotécnica.

O cálculo do campo eletromagnético tem tido cada vez maior importância na simulação, dimensionamento, projeto e otimização dos dispositivos da Engenharia Eletrotécnica. O desenvolvimento da tecnologia dos materiais, a adoção de configurações não tradicionais, a diminuição das dimensões e dos custos acompanhados do aumento dos níveis energéticos e da rapidez de transmissão, têm motivado o desenvolvimento de técnicas de computação cada vez mais rigorosas.

Pretende-se, com este livro, permitir o domínio dos métodos, numéricos e analíticos, de cálculo do campo eletromagnético com aplicação nos dispositivos da Engenharia Eletrotécnica, nomeadamente, em linhas de transmissão de energia, transformadores e máquinas elétricas (no âmbito dos sistemas de energia elétrica); linhas de transmissão de sinal, guias de onda das micro-ondas e óticos, antenas (no âmbito dos sistemas de telecomunicações); simulação das propriedades eletromagnéticas dos materiais; ensaios não destrutivos para deteção de defeitos (deteção de heterogeneidades); e problemas de compatibilidade eletromagnética e de mitigação dos campos elétrico e magnético.

São, em especial, abordados os métodos numéricos mais utilizados pela comunidade científica e tecnológica, incluídos nos principais programas comerciais de simulação do campo eletromagnético. É dada especial atenção ao Método dos Elementos Finitos, ao Método dos Elementos de Fronteira, aos Métodos Híbridos e ao Método dos Momentos.

O livro destina-se a todos aqueles - principalmente alunos, graduados, mestres ou doutorados em Engenharia Eletrotécnica - que estejam, ou pretendam, desenvolver software para a simulação do campo eletromagnético, ou que, sejam ou venham a ser, utilizadores de programas comerciais de simulação do campo eletromagnético.

Colecção Ensino da Ciência e da Tecnologia