Title:  INFRAESTRUTURAS VERDES: ANÁLISE CUSTO BENEFÍCIO

Data:  2018

Edição:  1ª Julho | A EDITAR | EBOOK pdf

Colecção:  Fora de Colecção

As infraestruturas verdes começam a ser parte da estratégia ambiental e urbanística das densas cidades modernas. Algumas cidades já obrigam à sua instalação, em novos projetos ou na reabilitação de edifícios antigos, pois existe já a certeza de que as soluções com base na natureza promovem um conjunto de serviços ecossistémicos que muito contribuem para a qualidade de vida dos habitantes das cidades bem como são determinantes para a resiliência das cidades.

Muito se tem escrito sobre este tema, mas existe uma enorme lacuna em trabalhos que consigam quantificar as vantagens e desvantagens, e o custo / beneficio, destas soluções.

Com este trabalho, os autores dão um enorme contributo para toda a comunidade científica mas também aos decisores políticos pois, com esta ferramenta, conseguirão objetivamente deixar de adiar a decisão de apostarem nas soluções com base na natureza para o desenvolvimento dos territórios urbanos.

É um trabalho com muita qualidade e com o enorme mérito de sugerir, e consequentemente estudar, a aplicabilidade deste tipo de soluções a diferentes tipo edifícios como são os escolares, hospitalares, desportivos, ou mesmo infraestruturas de transporte.

Acresce que muito pouca se tem escrito em Português sobre estes temas, o que vem acrescentar um enorme potencial para esta obra ser a ponte de partilha de conhecimento desta área para todos os países lusófonos.

Pela pertinência do tema, pela qualidade do trabalho científico realizado e pela organização da obra, estaremos certamente perante um documento que ficará como uma referência mundial na abordagem destes assuntos.

Eng.º. Paulo Palha
Presidente ANCV - Green Roofs
Auditor das contas da EFB - European Federation of Green Roof Associations

As soluções de coberturas e paredes verdes em edifícios obrigam a ter conhecimentos técnicos específicos que as tornem viáveis e duráveis, aspetos que em geral são desconhecidos. Este guia permite obter essa informação de forma simples e direta e simultaneamente analisar a solução do ponto de vista económico, permitindo obter uma solução final, técnica e economicamente sustentável. Um documento fundamental para quem quer conceber este tipo de soluções.

Prof. Fernando Branco
Professor Catedrático, Instituto Superior Técnico