Title:  INFRAESTRUTURAS VERDES: ANÁLISE CUSTO BENEFÍCIO

Colecção:  Fora de Colecção

ebook
Ebook price:

As infraestruturas verdes começam a ser parte da estratégia ambiental e urbanística das densas cidades modernas. Algumas cidades já obrigam à sua instalação, em novos projetos ou na reabilitação de edifícios antigos, pois existe já a certeza de que as soluções com base na natureza promovem um conjunto de serviços ecossistémicos que muito contribuem para a qualidade de vida dos habitantes das cidades bem como são determinantes para a resiliência das cidades.

Muito se tem escrito sobre este tema, mas existe uma enorme lacuna em trabalhos que consigam quantificar as vantagens e desvantagens, e o custo / beneficio, destas soluções.

Com este trabalho, os autores dão um enorme contributo para toda a comunidade científica mas também aos decisores políticos pois, com esta ferramenta, conseguirão objetivamente deixar de adiar a decisão de apostarem nas soluções com base na natureza para o desenvolvimento dos territórios urbanos.

É um trabalho com muita qualidade e com o enorme mérito de sugerir, e consequentemente estudar, a aplicabilidade deste tipo de soluções a diferentes tipo edifícios como são os escolares, hospitalares, desportivos, ou mesmo infraestruturas de transporte.

Acresce que muito pouca se tem escrito em Português sobre estes temas, o que vem acrescentar um enorme potencial para esta obra ser a ponte de partilha de conhecimento desta área para todos os países lusófonos.

Pela pertinência do tema, pela qualidade do trabalho científico realizado e pela organização da obra, estaremos certamente perante um documento que ficará como uma referência mundial na abordagem destes assuntos.

Eng.º. Paulo Palha
Presidente ANCV - Green Roofs
Auditor das contas da EFB - European Federation of Green Roof Associations

As soluções de coberturas e paredes verdes em edifícios obrigam a ter conhecimentos técnicos específicos que as tornem viáveis e duráveis, aspetos que em geral são desconhecidos. Este guia permite obter essa informação de forma simples e direta e simultaneamente analisar a solução do ponto de vista económico, permitindo obter uma solução final, técnica e economicamente sustentável. Um documento fundamental para quem quer conceber este tipo de soluções.

Prof. Fernando Branco
Professor Catedrático, Instituto Superior Técnico

Num momento em que as alterações climáticas exigem um esforço simultâneo de redução de emissões e de adaptação a um clima em mudança, com eventos meteorológicos extremos um progressivo aumento da temperatura, as coberturas verdes são também uma oportunidade de redução da pegada ecológica, aproveitando estruturas e edifícios. O guia, muito apelativo em termos gráficos, ajuda a fazer as escolhas certas, incorporando uma análise custo-benefício que é absolutamente crucial para a sua implementação.

Francisco Ferreira
Professor Associado da FCT/UNL