Title:  AS EQUAÇÕES CONSTITUTIVAS NA MODELAÇÃO GEOTÉCNICA | A EDITAR

ISBN:  978-989-8481-65-8

Dimensões: 2 cm × 16 cm × 235 cm

Peso: 0 g

Data:  2018

Edição:  1ª Novembro | A EDITAR

Número de Páginas:  340

Colecção:  Colecção Ensino da Ciência e da Tecnologia

Texto de Apresentação: 

Sendo hoje prática bastante comum na engenharia civil geotécnica o uso de programas baseados em modelos de cálculo, tais como os que são expostos neste livro, afigura-se indispensável um conhecimento suficientemente aprofundado destes modelos baseados em equações constitutivas. Tal conhecimento vai permitir também que se possam descortinar as respetivas vantagens e limitações, proporcionando assim, não só a melhor utilização de tão úteis ferramentas, como a mais adequada interpretação dos resultados do seu uso.

Faz-se referência a algumas equações constitutivas simples usadas na mecânica clássica dos materiais e estruturas, um assunto com alguma ressonância histórica, mas que pode ser extremamente formativo quando se abordam os conceitos e métodos da atual mecânica dos solos e sobretudo, as equações constitutivas que nesta se baseiam.

Como a modelação implica o uso dos métodos numéricos a que mais frequentemente se recorre no domínio da Geotecnia, estes são introduzidos, salientando-se, para além da sua justificação intrínseca, as particularidades da sua aplicação nesta área.

O material tratado é particulado (como a generalidade dos solos), abordando-se a sua modelação, considerando as correspondentes equações constitutivas consoante os seu comportamento seja elástico, hipoelástico, elástico perfeitamente plástico e elastoplástico com endurecimento e amolecimento. São consideradas não só as situações em que o solo tem um comportamento drenante, como aquelas em que o respetivo desempenho é de natureza não drenante. Consideram-se solos saturados e solos não saturados.

No fim de cada um dos capítulos, são apresentadas aplicações relacionadas com a matéria do capítulo em causa, as quais são constituídas por problemas resolvidos que, para além da sua justificação óbvia, pretendem contribuir para uma melhor apreensão das matérias expostas.

A principal motivação para a feitura desta publicação é colmatar uma lacuna em língua portuguesa. Não existe, nesta área, em nenhuma instituição do ensino superior ou laboratórios de estado, qualquer livro, em língua portuguesa, desta natureza.

Este livro destina-se a professores, investigadores e alunos dos cursos de engenharia civil de todas as universidades portuguesas, brasileiras, angolanas e moçambicanas, aos que desenvolvem a sua atividade em Laboratórios do estado e em gabinetes de projeto de engenharia civil.

*****************************************************************************************************************************

Este livro vem dar continuidade a importantes publicações anteriores do Professor Emanuel Maranha das Neves, contando agora com a preciosa colaboração da Professora Laura Caldeira.

Esta obra coloca à disposição da comunidade geotécnica uma vasta e pormenorizada panorâmica de evolução da Mecânica dos Solos, desde a sua fase clássica até aos desenvolvimentos mais recentes relacionados com a modelação constitutiva dos solos não saturados, agregando de forma estruturada contributos que de outra forma estariam dispersos pela literatura da especialidade em língua inglesa.

A exposição teórica é complementada com problemas de aplicação, apresentados e discutidos em oito dos dez capítulos, que são uma mais valia que muito enriquece esta obra.

Professor José Couto Marques
Faculdade de Engenharia Universidade do Porto

Colecção Ensino da Ciência e da Tecnologia