Title:  DESENHOS DIDÁTICOS DE JOSÉ PEDRO MARTINS BARATA NO INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO

ISBN:  978-989-8481-71-9

Dimensões: 10 mm × 297 mm × 420 mm

Data:  2019

Edição:  1ª | abril 2019

Colecção:  Fora de Colecção

Excerto do Livro:  application/pdf iconmono folha.pdf

Historicamente, o desenho à mão sempre constituiu uma ferramenta essencial para arquitetos, ilustradores e pintores, sendo a ponte entre a imaginação e a concretização da ideia, criando a fluência necessária para que o processo criativo seja mais intuitivo e dinâmico.

Nas pranchas que compõem esta edição, José Pedro Martins Barata coloca a mestria artística ao serviço didático. Estes desenhos, criados para suporte às suas lições nas licenciaturas em engenharia civil, de território e arquitetura, testemunho da sua práxis pedagógica, pretendem ensinar a ver, a pensar e a relacionar tudo aquilo que se observa, reconstituindo as relações entre o clima cultural e social de cada época, os níveis de conhecimento, desenvolvimento tecnológico e de inovação, as capacidades de realização e as técnicas decorrentes dos materiais utilizados.

Esta edição limitada de 350 exemplares contém a reprodução fac-similada de 25 desenhos, no formato 420x297mm, com impressão em hexacromia, sobre cartolina Natural 300g, acondicionados numa pasta, que inclui um encarte com textos de António Lamas, Teresa V. Heitor e Nuno Matos Silva.

*****************************************************************************************************************************

José Pedro Martins Barata é um homem e artista do renascimento, que merece todas as homenagens (…).

À medida que fui conhecendo melhor o seu multifacetado currículo, foi crescendo a minha admiração pela sua cultura, carácter, talento técnico e artístico, e pelas muitas e variadas facetas da sua vida e obras.

Para as suas lições no curso de Arquitetura sobre história da construção e dos ambientes construídos, concebeu uma série de notáveis desenhos coloridos que constam da presente edição da IST Press (…).

ANTÓNIO LAMAS
Professor Catedrático Jubilado | Instituto Superior Técnico | Universidade de Lisboa

Na riqueza de elementos que constituem estas vinte e cinco pranchas, J.P. desenha o muito que sabe do mundo e das coisas. Mestre no uso da linguagem visual, revela singular valor a tudo aquilo que explica, mede e situa, demonstra e prova. O seu traço sobrepõe-se à palavra, substituindo-a mesmo quando dela precisa para se completar. Fantasia ou realidade, aquilo que a palavra não permite exprimir, o lápis, a caneta ou o pincel na mão de J.P. representam-na.

TERESA V. HEITOR
Professora Catedrática | Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos | Instituto Superior Técnico | Universidade de Lisboa

Os desenhos são generosamente feitos para que possam ser úteis; a mestria artística é colocada ao serviço didático, para apoiar os primeiros passos dos aprendizes da arte, paritariamente engenheiros e arquitetos, explicando e mostrando as edificações por dentro e por fora a quem se inicia na profissão, desta feita longe dos estaleiros, como era antigamente.

NUNO MATOS SILVA
Investigador Convidado | Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos | Instituto Superior Técnico | Universidade de Lisboa

Notas:

Esta edição tem o Alto Patrocínio de Sua Excelência O Presidente da República.

Fora de Colecção