Title:  DIMENSIONAMENTO DE ESTRUTURAS DE EDIFÍCIOS E ESTRUTURAS ESPECIAIS | A EDITAR

ISBN:  978-989-8481-74-0

Dimensões: 4 cm × 16.9 cm × 23 cm

Data:  2020

Edição:  1ª | março 2020

Indíce:  application/pdf iconpag.1-12.pdf

O presente livro tem por base os conteúdos programáticos das unidades curriculares “Dimensionamento de Estruturas” e “Estruturas Especiais” do curso de mestrado integrado em Engenharia Civil do IST, articulando-se com a experiência docente dos autores na respetiva coordenação e lecionação.

Estas unidades curriculares têm aplicação direta na atividade profissional de projeto de estruturas e funcionam como síntese das matérias de base lecionadas em unidades curriculares precedentes (designadamente em Mecânica Estrutural, Resistência de Materiais, Análise de Estruturas, Estruturas Metálicas e Estruturas de Betão).

O livro tem como público-alvo os alunos de cursos de mestrado em Engenharia Civil e alunos de pós-graduação em Engenharia de Estruturas. Ainda que o presente livro abranja apenas parte das temáticas do dimensionamento estrutural, é expetativa dos autores que o seu conteúdo seja útil não só para a formação de alunos como também, em matérias mais específicas, para a prática profissional de engenheiros civis.

Com efeito, existem inúmeros livros relativos às matérias básicas, mas, pelo contrário, são escassos os livros didáticos de cariz mais próximo da prática profissional do projeto de estruturas. O presente livro, em termos da exposição dos conteúdos e de exemplos ilustrativos, insere-se nesse espaço relativamente vazio.

Acresce que, atualmente, nos países membros do CEN (Comité Europeu de Normalização) aplica-se ao projeto estrutural um conjunto de normas (os Eurocódigos Estruturais, EN 1990 a EN 1999) que compete à Escola transmitir numa perspetiva didática, fundamentando devidamente a sua aplicação; o livro foi escrito, também, com essa perspetiva.

**********************************************************************************************************************

• A utilidade da obra é inequívoca, quer no âmbito pedagógico para as várias escolas de engenharia portuguesas, quer a nível profissional para os engenheiros que desenvolvem na prática a sua atividade no projeto de estruturas.

• A qualidade científica e pedagógica da obra é sem dúvida relevante, o que não significa que a grande diversidade de assuntos tratados não tivesse dificultado o tratamento dos vários tópicos com um grau de desenvolvimento homogéneo, consistente e pedagogicamente recomendável.

António J. Reis
Professor Catedrático Aposentado do IST

Os desenhos são de excelente qualidade e bastante elucidativos do que pretendem transmitir ao leitor. As tabelas e os gráficos são apresentados de um modo conciso e certo. Os exemplos desenvolvidos são de fácil leitura, compreensão e reprodução, e são compatíveis com a matéria do respetivo capítulo. A experiência que os autores têm como docentes universitários das unidades curriculares de “Dimensionamento de Estruturas” e “Estruturas Especiais” do curso de mestrado integrado em Engenharia Civil do Instituto Superior Técnico, bem como de projetistas de estruturas em aço e betão armado, permitem que conceitos bastante complexos sejam transmitidos aos leitores de um modo simples e claro.

Luís Calado
Professor Catedrático de Mecânica Estrutural e Estruturas, Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos (DECivil), IST

Notas:

APOIOS

A edição do presente livro contou com o apoio da Coordenação do Mestrado Integrado em Engenharia Civil (MEC) do Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa (IST-UL). Esse apoio foi conferido no âmbito de um concurso de propostas de melhoria do ensino do MEC. A Coordenação do MEC atribui, assim, um elevado interesse à elaboração de novos conteúdos pedagógicos de apoio ao ensino em Engenharia Civil, constituindo uma oportunidade única de consolidação dos conhecimentos dispersos em diversos documentos.

Os alunos do MEC serão os primeiros destinatários da obra “Dimensionamento de Estruturas de Edifícios e Estruturas Especiais”, antevendo-se ainda que a mesma venha a constituir um documento de referência no ensino superior de Engenharia Civil em língua Portuguesa.

Jorge Miguel Proença
Luís Guerreiro
A Coordenação do MEC

Fundec - Associação para a Formação e o Desenvolvimento em Engenharia Civil e Arquitectura.