Title:  Hidráulica: Fundamentos e Aplicações | Volume I

Dimensões: 3.4 cm × 16.9 cm × 23.5 cm

Data:  2021

Edição:  1ª | setembro 2021

Este livro constitui o Volume I da série “Hidráulica: Fundamentos e Aplicações”. Tem como objetivo apresentar os princípios fundamentais da Mecânica dos Fluidos nos aspetos relevantes para as aplicações no âmbito da Engenharia Civil, nomeadamente no que respeita o comportamento de líquidos ou de fluidos que se comportem como incompressíveis. Apresenta o formalismo e os métodos de análise essenciais baseados nos princípios da Física e na caracterização matemática dos fenómenos, bem como em conhecimentos atuais resultantes da investigação e da experiência de ensino. É constituído por onze capítulos que cobrem os domínios essenciais da Hidráulica, como a Hidrostática, a Hidrocinemática e a Hidrodinâmica, tendo em conta diferentes regimes de escoamentos de líquidos – interno ou externo, laminar ou turbulento, permanente ou variável – e a sua aplicação a instalações hidráulicas em pressão. Os princípios fundamentais são ilustrados ao longo do livro através de um conjunto de exemplos didáticos e de problemas propostos que constituem, em grande medida, um património acumulado resultante do ensino da Hidráulica por sucessivas gerações de docentes do Instituto Superior Técnico. O livro destina-se a estudantes universitários e a profissionais de Engenharia Civil e de áreas afins.

Notas:

A edição do presente livro contou com o apoio financeiro do Grupo Águas de Portugal, da FUNDEC (Associação para a Formação e o Desenvolvimento em Engenharia Civil e Arquitetura) e da Coordenação do Mestrado Integrado em Engenharia Civil (MEC) do Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa (IST-UL). Esse apoio foi conferido no âmbito de um concurso de propostas de melhoria do ensino do MEC. Estes apoios traduzem o reconhecimento, por parte destas Instituições, do seu genuíno interesse na elaboração de conteúdos pedagógicos atualizados de apoio ao ensino da Engenharia Civil, em particular, ao ensino da Hidráulica.

Os alunos da licenciatura em Engenharia Civil do IST-UL são os destinatários diretos da obra “Hidráulica: Fundamentos e Aplicações (Volume I)", antevendo-se que a mesma venha a constituir um documento de referência ao ensino superior de Engenharia Civil em língua portuguesa.