Title:  Hidráulica: Fundamentos e Aplicações | Volume 1 | A EDITAR

Dimensões: 3 cm × 16.9 cm × 23.5 cm

Data:  2021

Edição:  1ª | A EDITAR

Este livro constitui o Volume I da série “Hidráulica: fundamentos teóricos e aplicações”. Tem como objetivo apresentar os princípios fundamentais da Mecânica dos Fluidos nos aspetos relevantes para as aplicações no âmbito da Engenharia Civil, nomeadamente no que respeita o comportamento de líquidos ou de fluidos que se comportem como incompressíveis. Apresenta o formalismo e os métodos de análise essenciais baseados nos princípios da Física e na caracterização matemática dos fenómenos, bem como em conhecimentos atuais resultantes da investigação e da experiência de ensino. É constituído por onze capítulos que cobrem os domínios essenciais da Hidráulica, como a Hidrostática, a Hidrocinemática e a Hidrodinâmica, tendo em conta diferentes regimes de escoamentos de líquidos – interno ou externo, laminar ou turbulento, permanente ou variável – e a sua aplicação a instalações hidráulicas em pressão. Os princípios fundamentais são ilustrados ao longo do livro através de um conjunto de exemplos didáticos e de problemas propostos que constituem, em grande medida, um património acumulado resultante do ensino da Hidráulica por sucessivas gerações de docentes do Instituto Superior Técnico. O livro destina-se a estudantes universitários e a profissionais de Engenharia Civil e de áreas afins.

Notas:

A edição do presente livro contou com o apoio da Coordenação do Mestrado Integrado em Engenharia Civil (MEC) do Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa (IST-UL). Esse apoio foi conferido no âmbito de um concurso de propostas de melhoria do ensino do MEC. A Coordenação do MEC atribui assim um elevado interesse à elaboração de novos conteúdos pedagógicos de apoio ao ensino em Engenharia Civil, constituindo uma oportunidade única de consolidação dos conhecimentos dispersos em diversos documentos. Os alunos do MEC serão assim os primeiros destinatários da obra “Dimensionamento de Estruturas de Edifícios e Estruturas Especiais”, antevendo-se ainda que a mesma venha a constituir um documento de referência no ensino superior de Engenharia Civil em língua Portuguesa.