Fotografia Grande: 

Nome do Autor: 

Manuel Justino Pinheiro Maciel

Biografia Autor: 

Manuel Justino Pinheiro Maciel nasceu em Durrães, Barcelos, Braga, a 25 de Dezembro de 1948. É Professor Associado com Agregação aposentado, tendo exercido a sua atividade docente no Departamento de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde foi responsável pelo ensino e investigação em História da Arte da Antiguidade, área em que fez o seu doutoramento e agregação, em ambos os casos com a classificação mais elevada, por unanimidade.

Foi professor de português, latim e grego em Liceus de Lisboa e no Colégio Militar, antes de iniciar a carreira universitária, em que desempenhou funções docentes e inerentes cargos de gestão académica, incluindo as de Presidente da Comissão Científica e de Coordenador do Departamento de História da Arte. Lecionou a nível de licenciatura, mestrado e doutoramento, orientou e orienta trabalhos, dissertações e teses em todos estes diferentes níveis e participou e continua a participar em júris académicos, em Portugal e no Estrangeiro. Foi Presidente do Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, de Novembro de 2003 a Novembro de 2010.

Tem desenvolvido investigação na área da História da Arte da Antiguidade e apresentado resultados da mesma em Portugal e no Estrangeiro, designadamente através de participação em Colóquios e Congressos. Dirigiu várias campanhas de escavações arqueológicas na Villa Romana do Montinho das Laranjeiras (Algarve), assim como no Convento das Bernardas (Lisboa), tendo também lecionado na Faculdade a que pertence a cadeira de Arqueologia Clássica. Tem desenvolvido trabalhos de campo em vários pontos do País.

Tem privilegiado o aprofundamento do estudo da Arte da Antiguidade Clássica e Tardia através da investigação sobre os textos gregos e latinos e daí a sua aposta em traduções diretas dos originais, destacando-se como seu trabalho principal, neste campo, a tradução dos dez livros do De Architectura de Vitrúvio, publicada em 2006 em Portugal e em 2007 no Brasil.

Ilustração Autor