Fotografia Grande:

Nome do Autor:

JORGE LOUREIRO

Biografia Autor:

Jorge M. A. H. Loureiro nasceu em Lisboa em 1951. Licenciou-se em Engenharia Electrotécnica em 1976 e doutorou-se em Física em 1987, no Instituto Superior Técnico (IST) – Universidade Técnica de Lisboa. Foi Professor Auxiliar no IST no período 1987-1994 e Professor Associado desde essa altura. Actualmente é Professor Associado com Agregação prestando serviço no Departamento de Física, onde habitualmente lecciona disciplinas de Electromagnetismo, Electrodinâmica Clássica, Física dos Plasmas, Descargas em Gases e Física Atómica e Molecular em Plasmas.

Os seus interesses de investigação abrangem tópicos como o estudo por modelação da cinética das descargas e pós-descargas em gases atómicos e moleculares, produzidas a partir de campos eléctricos aplicados contínuos e de microondas. Estes estudos têm utilidade nos tratamentos de superfície a plasma, tais como na nitretação (N2-H2) e a nitrocarbonização (N2-CH4), assim como na esterlização a plasma (N2-O2, Ar-O2-N2). Outros interesses mais recentes são ainda o estudo por simulação de atmosferas planetárias usando um plasma, como é o caso da mistura N2-CH4 para a atmosfera de Titã, os modelos químico-físicos estado-a-estado a alta temperatura, para a simulação das re-entradas de veículos espacias na Terra a alta velocidade, e os plasmas frios. É autor de cerca de 75 artigos publicados em revistas científicas internacionais e 130 trabalhos em conferências.

Trabalhos Publicados:

application/pdf iconDocumento para download