Fotografia Grande:

Nome do Autor:

FERNANDO PEREIRA

Biografia Autor:

Fernando Pereira nasceu em Vermelha, Portugal, em Outubro de 1962. Licenciou-se em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, pelo Instituto Superior Técnico, em 1985, com 17 valores. Em 1988 e 1991, respectivamente, recebeu os graus de Mestre e de Doutor em Engenharia Electrotécnica e de Computadores ainda pelo Instituto Superior Técnico com a classificação de Muito Bom e Aprovado com Distinção e Louvor, respectivamente. Agregado (por unanimidade) em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, pelo Instituto Superior Técnico, em Maio de 2003.

Em 1985, passou a fazer parte do corpo docente do Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores do Instituto Superior Técnico onde é actualmente Professor Associado com nomeação definitiva, tendo leccionado até hoje várias disciplinas na área das Telecomunicações. Desde o início da sua leccionação, foi responsável pelas disciplinas de Comunicação de Imagem e Comunicação de Áudio e Vídeo. Foi até hoje orientador de cerca de 20 teses de Mestrado e 3 de Doutoramento já concluídas.

Tem tido como principais áreas de trabalho científico a análise, processamento, codificação e descrição de informação visual, o desenvolvimento de serviços multimédia interactivos e a normalização de métodos de representação de informação audiovisual. Neste contexto, tem tido desde 1993 uma participação muito activa nos projectos do comité de normalização ISO/MPEG o que lhe tem permitido desenvolver uma intensa actividade científica a nível internacional. Foi chairman do Grupo de Requirements deste comité entre 2002 e 2007.

Ao longo dos últimos anos, tem sido responsável pela participação do Instituto Superior Técnico em vários projectos nacionais e internacionais, nomeadamente os projectos europeus RACE "Mobile audiovisual terminal", ACTS "Mobile multimedia systems", IST "Distributed Internet content exchange with MPEG-7 and agent negotiations" e a Rede de Excelência FP6 "Networked audiovisual media technologies". Para além disso, tem também actuado como avaliador e auditor de projectos para a Comissão Europeia e outras organizações nacionais e internacionais, em várias ocasiões.

Tem tido intensa colaboração com revistas e conferências nacionais e internacionais, sendo ou tendo sido Associate Editor da IEEE Transactions on Circuits and Systems for Video Technology, IEEE Transactions on Image Processing, IEEE Transactions on Multimedia e Signal Processing Magazine e Area Editor da revista Signal Processing: Image Communication. Foi editor do livro "The MPEG-4 Book" publicado em 2002 pela editora Prentice Hall, editor do livro "The MPEG-21 Book" publicado pela John Wiley & Sons em 2006 e editor do livro "Comunicações Audiovisuais" publicado pela IST Press em 2009.

Em 1991, obteve o 1ª Prémio Científico IBM e, em 1998, foi distinguido com o ISO Award for Outstanding Technical Contribution pelo seu contributo para a norma MPEG-4 Visual. Foi IEEE Distinguished Lecturer em 2005 e IEEE Fellow em 2008 por contributions to object-based digital video representation technologies and standards. É membro dos seguintes comités técnicos do IEEE: Image, Video and Multidimensional Signal Processing e Multimedia Signal Processing da Signal Processing Society e Visual Signal Processing and Communications e Multimedia Systems and Applications da Circuits and Systems Society.

Ao longo da sua actividade científica, publicou cerca de 40 artigos em revistas de renome internacional, apresentou cerca de 25 e 100 comunicações em conferências nacionais e internacionais (muitas delas convidadas), respectivamente, e registou uma patente internacional.

Ilustração Autor