Fotografia Grande: 

Nome do Autor: 

ALFREDO BARBOSA HENRIQUES

Biografia Autor: 

Alfredo Barbosa Henriques licenciou-se na Universidade do Porto, em Engenharia Electrotécnica, tendo trabalhado de 1967 a 1972 no Laboratório de Física e Engenharia Nucleares (Junta de Energia Nuclear), Sacavém, departamento do reactor nuclear, onde colaborou em trabalhos sobre espectroscopia de neutrões. Obteve o seu grau de doutoramento (Ph.D.) em 1976, pela Universidade de Glasgow, com a tese “Relativistic Equations for Meson Structure”. De 1976 a 1981 foi professor no ISEL, e desde 1981 que é docente do Departamento de Física do Instituto Superior Técnico (IST), Universidade Técnica de Lisboa, de que se tornou Professor Catedrático a partir de 1992.

É membro do CENTRA/IST, um centro de investigação multidisciplinar que ajudou a criar em 1994, tendo sido o seu primeiro presidente de 1994 até 2000. Esteve também activamente envolvido na criação da licenciatura de Engenharia Física e foi presidente do Departamento de Física no período 1990 – 1992. Baseado nas suas aulas da cadeira de electromagnetismo, publicou, em colaboração com o Professor Jorge C. Romão, o livro “Electromagnetismo”, IST Press, 2006. Também baseado no seu curso de relatividade e cosmologia publicou “Teoria da Relatividade Geral – Uma Introdução”, IST Press 2009.
Esteve envolvido em comissões científicas da FCT e da sua antecessora JNICT, entre elas as comissões para os programas CERN e ESO para Portugal.

A sua actividade científica pode ser dividida em dois períodos distintos, o primeiro indo de 1976 a 1985/1986, e o outro de 1986 até ao presente. O primeiro período foi especialmente dedicado à exploração de modelos relativistas de quarks para mesões e bariões, compreensão da sua estrutura e cálculo dos seus espectros de massa, primeiro com utilização da equação de Bethe-Salpeter e, mais tarde, utilizando hamiltonianos derivados daquela equação (generalizações do hamiltoniano de Fermi – Breit). Foram publicados vários artigos sobre estes assuntos. A partir de 1986 começou a interessar-se pelo limite de baixas energias das teorias de supergravidade e supercordas e suas aplicações à cosmologia (modelos inflacionários, incluindo modelos de Kaluza-Klein), astrofísica (estrelas de bosões – fermiões, cujo conceito introduziu) e perturbações em cosmologia. Durante este período teve uma activa colaboração com os professores R. G. Moorhouse (Glasgow) e Andrew R. Liddle (Sussex), donde resultaram várias publicações. Mais recentemente, em colaboração com os professores Paulo Sá e R. Potting (Algarve), começou a focar o seu trabalho nas ondas gravitacionais de origem cosmológica, fundo estocástico, e no cálculo do respectivo espectro. Atenção particular tem sido dirigida para a região das frequências elevadas (MHz e GHz), uma vez que a partir destas poderemos obter importantes informações sobre o universo muito primitivo – frequências nos regimes dos MHz e GHz são principalmente produzidas durante a fase inflacionária do universo.

Também tem estado interessado nos desenvolvimentos da Loop Quantum Gravity e suas aplicações à cosmologia, Loop Quantum Cosmology (LQC). Trabalho sobre ondas gravitacionais neste contexto encontra-se neste momento a ser desenvolvido.
Tem feito regularmente seminários de divulgação das áreas em que trabalha.

Trabalhos Publicados: 

application/pdf iconDocumento para download

Ilustração Autor