Coleção Ensino da Ciência e da Tecnologia

Coleção Ensino
da Ciência e da Tecnologia

  • SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL EM ELETROMAGNETISMO | A EDITAR

    Este livro destina-se, fundamentalmente, ao ensino de disciplinas dedicadas à Simulação do Campo Eletromagnético em Dispositivos da Engenharia Eletrotécnica.

    O cálculo do campo eletromagnético tem tido cada vez maior importância na simulação, dimensionamento, projeto e otimização dos dispositivos da Engenharia Eletrotécnica. O desenvolvimento da tecnologia dos materiais, a adoção de configurações não tradicionais, a diminuição das dimensões e dos custos acompanhados do aumento dos níveis energéticos e da rapidez de transmissão, têm motivado o desenvolvimento de técnicas de computação cada vez mais rigorosas.
    (...)

  • INTRODUÇÃO À MECÂNICA DOS MEIOS CONTÍNUOS

    A Mecânica dos Meios Contínuos tem como objetivo principal formular matematicamente, e de um ponto de vista macroscópico, os problemas físicos que envolvem o movimento e a deformação dos corpos, isto é, obter as equações básicas que regem os respetivos fenómenos. Para o conseguir, é necessário conhecer certos métodos que foram sendo desenvolvidos ao longo do tempo, bem como a linguagem em que estes estão apresentados. (...)

  • MODELAÇÃO MATEMÁTICA EM DIMENSÃO UM. UMA INTRODUÇÃO VIA EQUAÇÕES DIFERENCIAIS E ÀS DIFERENÇAS

    As técnicas de modelação matemática são atualmente utilizadas para resolver problemas oriundos das mais diversas disciplinas. O presente livro trata da modelação de fenómenos que ocorrem no mundo real, cobrindo um grande número de assuntos e apresentando um conjunto de técnicas que poderão ser facilmente utilizadas por engenheiros, cientistas, ou economistas - entre outros profissionais – na análise das mais diversas situações com que se deparem. (...)

  • Mecânica dos Estados Críticos: Solos Saturados e Não Saturados

    Com a sua acentuada marca propedêutica, a Mecânica dos Solos é um saber base da engenharia civil geotécnica. Atualmente, a Mecânica dos Solos dos Estados Críticos (MSEC) constitui o cerne da disciplina, pelo que a sua divulgação, em substituição da formulação da mecânica dos solos clássica, é indispensável. Torna-se assim necessário anular o hiato existente entre a compreensão que muitos académicos e engenheiros experientes têm da mensagem subjacente a esta teoria fundamental e a linguagem e ensino que dominam a educação na mecânica dos solos, facto potencialmente gerador de uma indesejável confusão. (...)

  • Projeto, Construção e Observação de PEQUENAS BARRAGENS DE ATERRO

    Como é sabido, as barragens não são praticamente tratadas no ensino da engenharia. Este livro destina-se assim a suprir essa lacuna no que respeita ao projeto, construção e observação das pequenas barragens de aterro.

    As pequenas barragens têm a particularidade de, quer no seu projeto ou na sua construção, poderem ocorrer dificuldades de deteção e resolução tão complexas como no caso grandes barragens. Mas os meios para as solucionar são proporcionalmente muito inferiores. O livro, nos seus vários capítulos, atende estes condicionalismos, tem um vincado objetivo prático sem deixar de abordar os conceitos básicos que suportam esta faceta aplicativa e complementam o Novo Regulamento de Segurança de Pequenas Barragens.

  • programação em python. introdução à programação utilizando múltiplos paradigmas

    Embora recente, o Python é uma das linguagens de programação mais populares do mundo, sendo utilizada na Google, Yahoo!, YouTube, Facebook, Walt Disney, Nokia, CERN e NASA, entre muitas outras organizações.

    Este livro apresenta uma introdução aos conceitos fundamentais da programação. O livro utiliza o Python como uma ferramenta para exprimir os conceitos introduzidos, sendo o seu objetivo o ensino de conceitos essenciais associados à programação, tais como o desenvolvimento de algoritmos utilizando o método do topo para a base, a utilização de estruturas de informação adequadas, a abstração procedimental e a abstração de dados, estratégias para teste e depuração e a documentação correta.

  • AERODINÂMICA INCOMPRESSÍVEL: FUNDAMENTOS

    Concebido para estudantes universitários de graduação e pós-graduação o texto apresenta desenvolvidamente os fundamentos da aerodinâmica de baixa velocidade e a sua aplicação a escoamentos interiores e exteriores em regime laminar e turbulento, a escoamentos em torno de perfis alares, de asas finitas, de corpos não-fuselados, etc.

    Embora recheado de exemplos de aplicação à aerodinâmica industrial, à aerodinâmica de aviões, à aerodinâmica de edifícios e estruturas, à aerodinâmica automóvel, a escoamentos atmosféricos, a aproveitamento de energia eólica, etc., o texto reveste um carácter vincadamente formativo e não de manual de projeto de engenharia, o que recomendou a explicitação do qualitativo ‘fundamentos’ no seu título. (...)

  • INTRODUÇÃO À ANÁLISE COMPLEXA, SÉRIES DE FOURIER E EQUAÇÕES DIFERENCIAIS

    Este livro tem uma dupla finalidade: por um lado, é um texto para disciplinas de Análise Complexa, Equações Diferenciais Ordinárias e Equações Diferenciais Parciais; por outro, serve como base para quem queira aprofundar os seus conhecimentos nestas disciplinas, obtendo delas uma visão coerente e global.

    A abordagem é original, moderna e rigorosa. A interpretação geométrica da Análise Complexa ajuda a compreender os resultados e permite construir intuição. O tratamento das Equações Diferenciais no contexto da modelação de problemas de Física e Engenharia é motivador e permite que o leitor compreenda a adequação destes métodos para as aplicações. Explica-se em pormenor o papel das séries de Fourier na resolução de Equações Diferenciais Parciais, bem como as suas limitações e a teoria para as ultrapassar. Toca-se de forma acessível em tópicos raramente presentes numa primeira abordagem, como uma aplicação da Análise Complexa ao movimento de fluidos.

  • ELEMENTOS DE ELETRODINÂMICA CLÁSSICA
    ELEMENTOS DE ELETRODINÂMICA CLÁSSICA

    Apresentando uma organização impecável, e denotando tanto um elevado conhecimento das matérias em causa como uma assinalável experiência didática, este novo livro de Jorge Loureiro utiliza uma linguagem tão simples quanto possível para apresentar tópicos que possuem algum grau de complexidade.

    Carlos Fiolhais
    Professor Catedrático, Departamento de Física, Universidade de Coimbra.

  • QUÍMICA ORGÂNICA | VOLUME 2
    QUÍMICA ORGÂNICA | VOLUME 2

    Este segundo volume, tal como anterior, foi construído tendo por base a experiência acumulada pelo autor ao longo da sua actividade de investigação e docência, com ligação à vertente industrial, sobretudo em química orgânica fundamental e em síntese orgânica, e resultou de uma ampliação da sua documentação extremamente completa, rigorosa e muito gráfica, usada como suporte no ensino de química orgânica fundamental a alunos de diversas áreas de engenharia e de química.

  • MECÂNICA QUÂNTICA | 2ª EDIÇÃO, REVISTA E AUMENTADA

    Os dados empíricos acumulados durante o final do século XIX e o princípio do século XX revelaram falhas fundamentais no conhecimento do modo como o mundo se comporta à escala microscópica. Dos esforços realizados por físicos como Planck, Bohr, Schrödinger, Heisenberg, Einstein, Dirac e outros, nasceu uma nova mecânica que rege o comportamento da matéria e da radiação. (...)

  • CÁLCULO NUMA VARIÁVEL REAL

    O Cálculo Diferencial e Integral é imprescindível para a compreensão de inúmeras áreas da ciência e engenharia. De facto, o grande desenvolvimento científico e tecnológico dos últimos trezentos anos só foi possível após a descoberta do Cálculo no século XVII.

    O objetivo principal deste livro é servir de texto base a uma disciplina de Cálculo ou de Análise Matemática em ℝ, podendo também interessar a quem deseje aprender Cálculo a título individual. Estudam-se números reais e sucessões, funções, limites e continuidade, derivadas, integrais e séries.

  • ANÁLISE DE CIRCUITOS | 3ª EDIÇÃO, REVISTA E AUMENTADA

    A Análise de Circuitos é uma unidade curricular obrigatória em qualquer Universidade onde se ministrem cursos de engenharia eletrónica e/ou engenharia eletrotécnica; insere-se na área dos fundamentos, proporcionando formação transversal aos diversos ramos de especialidade desses cursos de engenharia.

    Esta terceira edição, revista e aumentada, resulta de significativa reformulação da anterior, incluindo as ilustrações. Sem comprometer o rigor científico, a forma de exposição das matérias que integram os diversos capítulos foi repensada, reorganizada e alterada; alguns assuntos foram suprimidos, outros, novos, inseridos. O anexo final, com questões e problemas propostos, foi ampliado, tornando este livro autossuficiente no que respeita ao apoio às aulas teóricas e práticas da unidade curricular de Análise de Circuitos.

  • INTRODUÇÃO À TEORIA DA MICROECONOMIA

    Este livro destina-se a alunos do ensino superior em cursos de engenharia, gestão, ciência e tecnologia, bem como profissionais das áreas da engenharia e da economia. Constitui um manual base para o estudo da microeconomia, no qual se analisa sucintamente a Teoria do Equilíbrio Geral (TEG), com uma abordagem do ponto de vista das engenharias, utilizando a teoria dos sistemas lineares.

  • CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
    CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

    O livro Ciência e Engenharia de Materiais de Construção é o resultado de um longo trabalho no quadro de um alargado leque de disciplinas e competências nas áreas de engenharia de materiais, engenharia civil e arquitetura. Na sua base está uma numerosa equipa pluridisciplinar constituída por vários especialistas de distintas instituições de referência nacional, como LNEC, CTCV, ISEL, LNEG e IST. Apesar do trabalho de edição científica, o livro reflete certamente uma heterogeneidade na abordagem escolhida por cada autor. (...)

  • CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL EM Rn

    Este livro destina-se a alunos de engenharia, matemática, física, química e outras áreas das ciências exatas, cobrindo aspetos fundamentais na compreensão dos modelos matemáticos dos fenómenos físicos, químicos, económicos, entre outros.O livro está estruturado em duas partes. Na primeira estudam-se as noções de continuidade e diferenciabilidade. O gradiente de uma função escalar e a derivada da função composta são os conceitos estruturantes. Na segunda, o conceito de integral de uma função desempenha o papel central. As noções de comprimento, área, volume, fluxo e trabalho são apresentados nas suas relações com as de linha, superfície e sólido. Os teoremas de Green, Gauss e Stokes são apresentados em versões simples mas elucidativas do ponto de vista analítico e geométrico. (...)

  • SISTEMAS DINÂMICOS, UMA INTRODUÇÃO

    Este livro é uma primeira introdução à teoria dos sistemas dinâmicos, podendo servir de texto base auto-contido a uma disciplina correspondente. Pode também ser usado para estudo independente ou como ponto de partida para o estudo de tópicos mais avançados. (...)

  • VIBRAÇÕES E ONDAS

    O livro Vibrações e Ondas cobre essencialmente todos os tópicos de um curso introdutório em vibrações e ondas. Os temas são abordados recorrendo, geralmente, a exemplos de mecânica ou de eletromagnetismo, sendo também dados vários exemplos da física subatómica, área de especialidade do autor.
    Este livro interessa aos alunos dos cursos de física e engenharia. Frequentemente o estudo de vibrações vem associado a outros temas (termodinâmica, óptica, etc.), e, nestes casos, o presente livro cobrirá o programa de vibrações. (...)

  • QUÍMICA ORGÂNICA | VOLUME I
    QUÍMICA ORGÂNICA | VOLUME I

    Este livro foi construído tendo por base a experiência acumulada pelo autor ao longo da sua actividade de investigação e docência, com ligação à vertente industrial, sobretudo em química orgânica fundamental e em síntese orgânica, e resultou de uma ampliação da sua documentação extremamente completa, rigorosa e muito gráfica, usada como suporte no ensino de química orgânica fundamental a alunos de diversas áreas de engenharia e de química. (...)

  • HIDROLOGIA E RECURSOS HÍDRICOS

    A presente obra está ancorada num profundo conhecimento científico e na experiência pedagógica de mais de trinta anos por parte dos autores. Partindo de uma sólida e cuidada análise da física dos fenómenos hidrológicos, os Professores João Reis Hipólito e Álvaro Carmo Vaz desenvolvem a conceptualização e a modelação desses fenómenos até chegar à escala das bacias hidrográficas. O rigor científico desta análise é acompanhado da preocupação de dar resposta às principais questões colocadas pela hidrologia da engenharia. (...)

  • FUNDAMENTOS DA PROGRAMAÇÃO Utilizando Múltiplos Paradigmas

    O ensino da primeira disciplina de programação corresponde a uma tarefa de grande responsabilidade pelo seu carácter marcante nos alunos em relação à atitude futura face ao desenvolvimento de programas. Ao longo da evolução da jovem área científica de Informática, o ensino da primeira disciplina de programação tem sido alvo de múltiplos debates e discussões acesas. Não existe consenso na comunidade científica sobre a melhor forma de abordar o ensino da primeira disciplina de programação, existindo várias linhas, defendidas, por vezes, por argumentos que tocam mais o “religioso” do que o científico. (...)

  • ANÁLISE FUNCIONAL LINEAR

    Com origem nos finais do século XIX e início do século XX, nos estudos sobre equações integrais e equações diferenciais parciais, a análise funcional é hoje um ramo da análise matemática cuja influência se faz sentir em variadíssimas áreas da matemática (por exemplo, na análise harmónica, análise numérica, cálculo de variações, equações diferenciais e integrais, otimização, probabilidades) e da física (como a mecânica quântica, ou a física estatística). (...)

  • INTRODUÇÃO À FÍSICA ESTATÍSTICA

    O livro Introdução à Física Estatística apresenta as qualidades necessárias de um bom livro científico, contribuindo não só para enriquecer o corpus de obras científicas disponíveis em língua portuguesa, mas assumindo uma visão bastante original na organização das matérias e na sua interligação, que o singularizam mesmo ao nível internacional, num segmento disciplinar já densamente ocupado. O leitor apreciará, assim, uma introdução à realidade estatística da matéria e à sua natureza probabilística através do passeio aleatório, uma discussão dos fundamentos da Física Estatística em relação estreita com os princípios correspondentes da termodinâmica, um desenvolvimento funcional da linguagem das colectividades apoiado por exemplos de sistemas físicos paradigmáticos, um tratamento clássico e quântico em quatro pilares da Física da Matéria Condensada, em volta dos gases, do magnetismo e dos cristais líquidos, para terminar por voltar ao questionamento estatístico original, enquadrando o passeio aleatório no quadro fundamental dos processos irreversíveis.

  • GRUPOS E ÁLGEBRAS DE LIE

    O livro Grupos e Álgebras de Lie de José Carlos Santos não pretende ser uma obra de referência, mas sim um texto para ser utilizado por estudantes que pretendam iniciar-se na área. Sob este aspecto, o texto está bem redigido, uma vez que as demonstrações estão feitas com cuidado, são apresentados diversos exemplos ilustrativos e, para além disso, os capítulos contam com extensas listas de exercícios. São poucos os livros publicados que se coloquem no patamar proposto e aqueles que são mais amplamente utilizados por professores e pesquisadores da área são, em geral, de difícil acesso aos principiantes. O texto colmata uma lacuna, no sentido de dar um tratamento mais detalhado, autónomo e pedagógico e, ao mesmo tempo, menos abrangente nos tópicos, comparado com a maioria dos outros textos na literatura sobre grupos e álgebras de Lie. (...)

  • A RADIOACTIVIDADE: CONTRIBUTOS PARA A HISTÓRIA DA ARTE

    Este livro trata um aspecto particular da Física Nuclear – a radioactividade – na perspectiva da sua utilidade na datação de objectos com interesse histórico. A análise do índice revela bem o cunho que o autor quis dar à sua obra. João Peixoto Cabral é profundo conhecedor das aplicações de técnicas de decaimento radioactivo em história de arte e pertence ao grupo dos pioneiros em Portugal da utilização do radiocarbono em arqueologia. Logo no início da obra faz uma introdução ao problema da datação numa perspectiva muito interessante para o utilizador mais comum da primeira parte do livro que será, com certeza, alguém com suficiente conhecimento de física-química e de matemática. (...)

  • UMA INTRODUÇÃO ÀS ENERGIAS RENOVÁVEIS: EÓLICA, FOTOVOLTAICA E MINIHÍDRICA

    O livro em referência constitui uma obra de inegável interesse e importância no actual contexto energético-ambiental português, que se traduz por uma forte aposta na promoção da melhoria da eficiência energética e no aproveitamento das fontes de energia renováveis, em particular as três que no livro são tratadas mais detalhadamente: eólica, fotovoltaica e mini-hídrica. É de realçar ainda a sua importância do ponto de vista académico, orientado para um público-alvo bem caracterizado – o engenheiro electrotécnico – constituindo uma obra de referência para os estudantes deste ramo da engenharia, quer a nível da licenciatura ou pós-graduação, quer a nível de mestrado e doutoramento. O seu carácter didáctico está bem patente na profusão de exemplos práticos, em cada um dos capítulos do livro, bem como na proposta de problemas a resolver pelos leitores/estudantes, permitindo aferir o grau de conhecimento e compreensão adquiridos. (...)

  • OS ELEMENTOS QUÍMICOS E A VIDA

    A química bioinorgânica é uma área interdisciplinar entre a química inorgânica, a bioquímica clássica e a geoquímica, que tem vindo a contribuir para a compreensão de vários aspectos ligados à vida e à evolução dos seres vivos. São também relevantes para a química bioinorgânica algumas questões ambientais e relacionadas com a saúde, associadas às funções e efeitos que os elementos químicos têm nos seres vivos, e nos seus componentes estruturais. Este é o tema do presente livro, com o qual se pretende contribuir para colmatar a lacuna de obras em língua portuguesa, que são em número muito reduzido. Sublinhe-se o interesse destes temas para a medicina, na medida em que existem várias patologias e disfunções associadas à falta de regulação dos níveis de iões de metais no corpo humano. (...)

  • EQUAÇÕES DIFERENCIAIS: TEORIA QUALITATIVA

    Esta é uma introdução suficientemente abrangente à teoria qualitativa de equações diferenciais, podendo em particular servir de texto base auto-contido a um segundo curso de equações diferenciais ordinárias. Pode também ser usado como ponto de partida para o estudo de tópicos importantes de equações diferenciais e sistemas dinâmicos que são frequentemente remetidos para disciplinas mais avançadas. Em particular, estudam-se equações lineares, funções de Lyapunov, conjugações topológicas, variedades invariantes, equações no plano, teoria de bifurcações, formas normais e sistemas hamiltonianos. (...)

  • PROBLEMAS DE FÍSICA DA VIDA QUOTIDIANA

    Qual é a melhor estratégia para encontrar um amigo vítima de uma avalanche de neve? Será capaz de imaginar um frigorífico adaptado à mata africana? Como poderia construir um bom baloiço de dois lugares? Tem critérios para escolher a cor do seu carro? Será que é capaz de escolher a melhor trajectória para o seu barco à vela? Como é que procederia para manter uma caneta em equilíbrio vertical assente na ponta do seu dedo? Que se pode aprender ao cozer um ovo? E ainda muitas mais questões, cerca de trinta no total: do fio do ioiô ao reboque de um carro, passando pelo guardanapo que escorrega da mesa, pelo berlinde que cai na escada, pela garrafa-termo, pela espuma que sai duma lata de cerveja, ou pela água que corre no lava-loiça. (...)

  • RELATIVIDADE E FÍSICA CLÁSSICA: CONTINUIDADE E RUPTURA

    Este livro reúne temas e questões que interessaram o autor desde que se jubilou, no ano 2000, e escreveu o curto texto (nele incluído): «Conversas sobre Física». O texto principal, que dá o nome ao livro, é um longo desenvolvimento de uma conferência, proferida em 2005, no IST. Contém reflexões sobre o nascimento da relatividade e o seu papel no desenvolvimento da ciência moderna.
    Segue-se uma série de textos sobre assuntos que podiam ter sido esclarecidos logo no início da relatividade, mas que depois foram esquecidos, e que, de um modo geral, estão relacionados com os vários paradoxos relacionados com a relatividade que subsistem nos livros actuais. Alguns deles têm cariz marcadamente polémico, e suscitam questões interessantes sobre a natureza do saber científico e o modo de produção da ciência nos nossos dias (...)

  • ANÁLISE COMPLEXA E EQUAÇÕES DIFERENCIAIS

    Este livro tem como objectivo principal servir de texto base auto-contido a uma disciplina de Análise Complexa e Equações Diferenciais, ou a qualquer outra disciplina que dê a primeira introdução a uma destas áreas. Pode também servir para estudo independente, ou de texto básico de referência a disciplinas que recorram a técnicas ou resultados de análise complexa ou equações diferenciais. Estudam-se em particular funções holomorfas, equações diferenciais ordinárias, séries de Fourier e aplicações a equações diferenciais parciais. Assumem-se apenas os conhecimentos básicos de álgebra linear e de cálculo diferencial e integral dados por disciplinas anteriores. (...)

  • ECOLOGIA INDUSTRIAL: PRINCÍPIOS E FERRAMENTAS

    Num momento em que a sociedade já não prescinde de integrar o Ambiente nos processos de decisão, os conceitos e ferramentas associados à Ecologia Industrial constituem peças essenciais para uma adequada gestão de recursos. O interesse deste livro, facilmente reconhecível pela abrangência do seu âmbito e pela qualidade e rigor com que aborda o tema da Ecologia Industrial, torna-o uma obra de referência em Engenharia do Ambiente, com actualidade e utilidade inquestionáveis. (...)

  • TEORIA DA RELATIVIDADE GERAL, UMA INTRODUÇÃO

    Esta obra apresenta-se como uma Introdução à Relatividade Geral, isto é, à Teoria da Gravitação de Einstein, designação decerto menos corrente, pese embora a sua exactidão. Na impossibilidade de tratar todas as vertentes da Teoria, o Autor centrou-se na Cosmologia, assunto importante em todas as épocas e cujo desenvolvimento actual se deve à melhoria dos meios de observação, incluindo os observatórios extraterrestres. Para tratar tão vasto assunto num livro desta dimensão, o Autor teve de fazer várias escolhas, das quais a mais importante foi bem-sucedida: tratar em cada capítulo apenas aquilo que é essencial, de modo a respeitar a economia da exposição. (...)

  • ENGENHARIA DE PROCESSOS DE SEPARAÇÃO

    Este livro destina-se a alunos de Licenciatura e Mestrado Integrado em Engenharia Química e Biológica, Biotecnologia e afins, constituindo um manual de texto para disciplinas de Processos de Separação, e a profissionais que pretendam alargar ou consolidar os seus conhecimentos nesta área.
    Apresenta os fundamentos dos métodos clássicos de separação cobrindo tópicos que vão desde os princípios fundamentais da Termodinâmica e da Transferência de Massa aplicados a diferentes tipos de processos, ao conceito de andar de equilíbrio em colunas de separação de andares ou de enchimento, com especial ênfase nos processos de destilação (súbita, em contínuo e em descontínuo), absorção e desabsorção, extração líquido-líquido e evaporação. (...)

  • COMUNICAÇÕES AUDIOVISUAIS: TECNOLOGIAS, NORMAS E APLICAÇÕES

    A capacidade de comunicar, nomeadamente através da fala, visão e audição, está na base da civilização humana e determina fortemente a sua evolução. Em termos tecnológicos, o desenvolvimento de sistemas de comunicação audiovisual ganhou particular relevância e ritmo a partir da segunda metade do século XIX com a telecópia/facsimile e o telefone e, mais tarde, no início do século XX, com a televisão. (...)

  • FUNÇÕES DE VARIÁVEL COMPLEXA: TEORIA E APLICAÇÕES

    Este livro apresenta uma abordagem clássica da teoria das funções de variável complexa e destina-se a ser usado como texto de apoio para as aulas de Análise Complexa e Equações Diferenciais ou outras unidades curriculares dos cursos de Engenharia que recorram à análise complexa.
    Na primeira parte do livro são apresentados os fundamentos da álgebra dos números complexos, com especial ênfase na interpretação geométrica das suas propriedades. A parte principal do livro inclui os resultados clássicos do cálculo diferencial e integral com funções de variável complexa; é dada especial atenção ao teorema de Cauchy e suas consequências, aos desenvolvimentos em séries de potências e ao prolongamento analítico de funções de variável complexa. (...)

  • UMA INTRODUÇÃO ÀS TELECOMUNICAÇÕES COM MATHEMATICA

    O livro "Uma Introdução às Telecomunicações com Mathematica", de Carlos Salema é um de texto de nível universitário que cobre todos os aspectos fundamentais das telecomunicações, ao nível de uma disciplina introdutória, num curso de engenharia Electrotécnica, ou afim. Trata-se de um livro bastante abrangente, cobrindo uma vasta gama de tópicos, desde os sistemas e redes telefónicas clássicas, até aos rudimentos da teoria da informação de Shannon (e sua aplicação à codificação), passando pelas clássicas modulações analógicas (AM, FM, entre outras) e pelas modulações digitais. (...)

  • FÍSICA RELATIVISTA, MECÂNICA E ELECTROMAGNETISMO

    Este livro baseia-se em aulas de Electrodinâmica Clássica, do 3º ano do mestrado integrado em Engenharia Física Tecnológica do Instituto Superior Técnico.
    Depois de três capítulos contendo os fundamentos da Teoria da Relatividade e da linguagem matemática em que ela melhor se expressa, apresenta no capítulo 4 o Electromagnetismo do ponto de vista da relatividade - o ponto de vista natural dessa teoria física, aquele onde ele fica mais compacto e elegante - e prossegue nos capítulos 5 e 6 com a dinâmica relativista, para terminar nos Capítulos 7 e 8 com óptica relativista e fotónica. Os últimos capítulos beneficiam da especialização em plasmas do autor e têm até algumas novidades na literatura pedagógica. (...)

  • FUNDAMENTOS DE TRANSFERÊNCIA DE MASSA

    Este livro preenche o vazio existente na literatura de Engenharia Química nesta área em Portugal. Está estruturado e escrito como texto de apoio para alunos de licenciatura em Engenharia Química, ou outras afins - Engenharia Biológica, Engenharia de Processos - e cumpre de forma capaz os objectivos propostos. (...)

  • QUÍMICA SUPRAMOLECULAR: CONCEITOS E PERSPECTIVAS

    A Química Supramolecular, descrita neste livro de forma notável pelo grande impulsionador, é a química das interacções intermoleculares de natureza não covalente. A Química Supramolecular explora o papel que as interacções intermoleculares assumem, através das suas intensidades e complementaridades, na produção de arquitecturas moleculares complexas. Este livro mostra como é que a subtileza e diversidade das interacções fracas, em particular as ligações de hidrogénio, famosas pelo seu papel na dupla hélice do ADN, estão na origem da formação de estruturas supramoleculares através de processos de automontagem e de auto-organização. (...)

  • INTRODUÇÃO À MECÂNICA QUÂNTICA, COM APLICAÇÕES À QUÍMICA COMPUTACIONAL MODERNA

    ESTE LIVRO é uma introdução compreensiva à mecânica quântica, desde as ideias fundamentais da teoria até às aplicações à química computacional moderna, mostrando como se fazem realmente as contas, e passando por uma apresentação detalhada do formalismo numa perspetiva atual que inclui sistemas múltiplos.

    Destinado a alunos de disciplinas da área da Química-Física e da Química Quântica, e dos mestrados em Química, e Engenharias Química, Biológica e Biomédica, é o resultado de uma experiência pedagógica bem sucedida que teve como objetivo responder ao desafio de levar alunos, sem prévios conhecimentos de mecânica quântica, a utilizar esclarecidamente software de química quântica computacional. Destina-se, enfim, a todos aqueles que queiram adquirir ou aprofundar conhecimentos sobre mecânica quântica numa perspetiva moderna e interdisciplinar.

  • ARQUITECTURA DE COMPUTADORES: DOS SISTEMAS DIGITAIS AOS MICROPROCESSADORES

    O presente texto foi desenvolvido com o objectivo de apoiar o ensino de disciplinas introdutórias, ao nível do ensino superior, nas áreas dos sistemas digitais e das arquitecturas de computadores.
    A abordagem proposta neste livro proporciona uma visão realista dos processadores como sistemas físicos, que têm de obedecer a numerosas restrições e compromissos impostos por diversos factores. (...)

  • ELECTROMAGNETISMO

    A obra "Electromagnetismo" baseia-se em notas de aulas de disciplinas de electromagnetismo leccionadas pelos autores, ao longo de vários anos, a estudantes de cursos de licenciatura do Instituto Superior Técnico. No livro aborda-se a electrostática, a magnetostática e as equações de Maxwell, nos três primeiros capítulos. Seguem-se as ondas electromagnéticas e a sua propagação em meios não dispersivos e em meios dispersivos, nos dois capítulos seguintes. O capítulo sexto é dedicado à solução geral das equações de Maxwell e, no último capítulo, aborda-se o electromagnetismo em conexão com a Teoria da Relatividade. Os assuntos estão bem encadeados. Há, no final, um apêndice muito útil onde se resumem as principais noções matemáticas necessárias ao desenvolvimento do formalismo da teoria do campo electromagnético. (...)

  • BIOSSÍNTESE DE PRODUTOS NATURAIS

    Este livro debruça-se sobre a biossíntese de produtos naturais numa perspectiva actual podendo ser útil quer para investigadores quer para alunos. Está muito bem organizado, tratando todos os aspectos relacionados com a biossíntese de produtos naturais, nomeadamente os métodos de estudo, os processos biossíntéticos e não esquecendo a comunicação química e o desporto. A referência a produtos conhecidos e às suas aplicações é uma das mais valias deste livro. É um dos únicos livros em português sobre o assunto e vem colmatar uma lacuna na literatura científica em português desta área. (...)

  • REDES DE ENERGIA ELÉCTRICA. UMA ANÁLISE SISTÉMICA

    A procura de energia segura e sustentável, essencial para o desenvolvimento económico e social, é um desígnio prioritário da humanidade.

    A energia eléctrica (vulgo, electricidade) é a forma mais nobre e segura de energia, contudo, não é uma fonte primária, mas um veículo energético. O seu uso requer a existência de uma rede eléctrica de dimensão continental, que permite conduzir a energia desde os centros produtores até junto de cada consumidor. (...)

  • INTRODUÇÃO À ÁLGEBRA

    A Álgebra é aqui apresentada como uma disciplina multifacetada com amplas ligações e aplicações em diversas áreas da Matemática da actualidade e não meramente como uma linguagem académica que se convencionou ensinar aos alunos de Matemática mas sem que ninguém já saiba dizer muito bem porquê e para quê, para além do valor formativo do processo de aprendizagem que na Álgebra também se encontra. (...)

  • PROGRAMAÇÃO EM SCHEME: INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO UTILIZANDO MÚLTIPLOS PARADIGMAS

    "O livro está muito bem redigido, é de leitura agradável, tem um bom ritmo de introdução das matérias e uma boa cobertura de conceitos. Há a preocupação de apresentar os assuntos com precisão mas sem excessivo formalismo. (...) É um texto de qualidade para o ensino da programação com base no paradigma funcional, que pode também ser útil a um programador que desconheça este paradigma ou a linguagem Scheme. (...)

  • SISTEMAS DIGITAIS: FUNDAMENTOS ALGÉBRICOS

    Esta obra constitui um trabalho de grande envergadura e exigência, tratando de forma muito aprofundada a matéria tratada. Pela coragem que revelou ao entregar-se a este trabalho, e pela forma cuidada como cumpriu a missão a que se propôs, são justificadas palavras de elogio ao seu autor. (...)

  • REACTORES QUÍMICOS

    O livro constitui uma excelente introdução a um tema de importância fulcral nos curricula dos cursos de Engenharia Química. Possui extensão e profundidade suficientes. Trata-se de um livro bem estruturado e vocacionado para o apoio aos alunos de Engenharia de Reacções. Os autores produziram uma obra cuidada e de excelente nível, que vem preencher uma lacuna existente no conjunto de Manuais Universitários disponíveis em língua portuguesa. (...)

  • ANÁLISE DE SISTEMAS LINEARES

    Este livro (em 2 volumes) apresenta metodologias de análise de Sistemas Lineares, com ênfase nos Sistemas Invariantes no Tempo. São tratados sistemas contínuos e sistemas discretos e, para ambos, consideradas representações de entrada-saída (função de transferência) e representações internas (modelo de estado). Após um primeiro capítulo de modelação e representação matemática de sistemas físicos, aborda-se a análise nos domínios do tempo e da frequência, e ainda, a estabilidade, controlabilidade e observabilidade. São apresentadas técnicas de amostragem e discretizacão de sistemas contínuos e de aproximação de dinâmicas contínuas por dinâmicas discretas. Para além do tratamento formal dos assuntos, é dada especial importância à interpretação física dos conceitos fundamentais introduzidos e às relações tempo-frequência-controlabilidade-observabilidade. (...)

  • INTRODUÇÃO À DINÂMICA ANALÍTICA

    Este livro constitui uma valiosa contribuição para a aprendizagem de matérias que integram vários planos curriculares de cursos de Engenharia. Com efeito, a Dinâmica Analítica é um assunto importante em várias disciplinas desses cursos e por esse motivo é sempre bem vinda uma obra em língua portuguesa. Obras como esta permitem estimular o interesse para o estudo da Dinâmica e melhorar a compreensão dos fenómenos a ela ligados. (...)

  • GEOSTATÍSTICA PARA AS CIÊNCIAS DA TERRA E DO AMBIENTE

    A Geoestatística para as Ciências da Terra e do Ambiente é hoje uma referência obrigatória em língua portuguesa, do ensino da Geoestatística. Trata-se de um texto que aborda desde os princípios básicos da caracterização espacial de fenómenos físicos de recursos naturais, através dos instrumentos fundamentais da Geoestatística, até aos conceitos mais avançados de caracterização da incerteza espacial e risco através de modelos de simulação estocástica. São instrumentos e métodos fundamentais para a avaliação do risco em aplicações ambientais, avaliação de reservas minerais e para a caracterização de reservatórios petrolíferos.

  • RECONHECIMENTO DE PADRÕES: MÉTODOS ESTATÍSTICOS E NEURONAIS

    Para apresentar uma obra sobre o Reconhecimento de Padrões há três abordagens possíveis. A via exclusivamente teórica, de grande rigor, que exige uma preparação elevada aos receptores. No extremo oposto deparamo-nos com as descrições orientadas para as aplicações. Neste caso é frequente encontrarem-se textos com uma abordagem teórica incipiente em que os resultados da teoria são utilizados, muitas vezes, de uma forma cega, sem apresentação dos fundamentos, das restrições, das capacidades de generalização, etc. É uma via simplista guiada pela aplicação, que olha para a teoria como uma fornecedora de receituários que os "aplicadores" mal ou bem utilizarão. O autor segue a via pedagogicamente mais adequada. (...)

  • Introdução à Programação em Mathematica

    O livro inclui uma introdução à utilização do ambiente e linguagem mathematica, permitindo que alguém que nunca os tenho utilizado possa, sem consultar outros manuais, sentar-se em frente de um computador e começar a trabalhar. Trata-se de um instrumento precioso para quem, como os alunos menos familiarizados com ambientes de programação, necessita de um acompanhamento passo a passo na utilização das ferramentas de programação. O texto inclui inúmeros exemplos, sempre escolhidos com sentido de oportunidade e procurando cobrir diversas áreas de aplicação em Ciência e Engenharia. (...)

  • ELEMENTOS DA TEORIA DA ELASTICIDADE

    No domínio da Mecânica Estrutural, este livro pertence a um conjunto muito restrito de obras de carácter técnico/científico, de elevado nível, escritas em português. Esta obra, tratando de fundamentos de Teoria da Elasticidade, em particular de Elasticidade Linear, mantém toda a sua actualidade e importância. (...)

  • FEIXES HERTZIANOS

    O livro, já na 3ª edição, expõe as matérias de uma forma gradual adequada a alunos de Licenciatura em engenharia electrotécnica (ramo de telecomunicações), sendo igualmente útil para o engenheiro já graduado há alguns anos e que queira actualizar os seus conhecimentos nesta área tecnológica. Apresenta uma síntese dos vários métodos (teóricos e empíricos) utilizados para o projecto de feixes hertzianos. (...)

  • INTRODUÇÃO À TEORIA DA RELATIVIDADE RESTRITA

    Trata-se de um livro com elevada qualidade científica e pedagógica. O texto dá uma ênfase especial aos aspectos históricos e filosóficos da teoria da relatividade e é esse, talvez, o aspecto que lhe confere maior originalidade. (...)

  • PROCESSADORES DE LINGUAGENS: DA CONCEPÇÃO À IMPLEMENTAÇÃO

    A Construção de compiladores constitui uma disciplina central nos cursos de informática das universidades de todo o mundo. A presente obra, preenchendo uma lacuna no universo dos textos pedagógicos de língua portuguesa, vai certamente contribuir para uma maior difusão desta disciplina a nível nacional.

  • EQUAÇOES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS

    O presente livro é, sem dúvida, uma obra interessante e uma contribuição útil para a literatura de carácter introdutório às equações diferenciais. O tratamento dos assuntos é exigente e são postos à disposição do leitor os elementos necessários para a compreensão da matéria. Em particular, os numerosos exemplos, que são na realidade exercícios resolvidos com um detalhe razoável, constituem um importante auxiliar de aprendizagem para o aluno. (...)