Fernando Ramôa Ribeiro
FERNANDO RAMÔA RIBEIRO (1945-2011) doutorou-se em Catálise Heterogénea pela Universidade de Poitiers em 1980, desenvolvendo a sua atividade como Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Química do Instituto Superior Técnico. Editou oito livros e foi autor de mais de 150 artigos em Revistas Científicas Internacionais, sobretudo no domínio da Catálise por Zeólitos.
Professor catedrático do Instituto Superior Técnico (IST), diretor do CRERG – Catalysis and Reaction Engineering Research Group e do Departamento de Engenharia Química do mesmo Instituto, foi membro do Conselho Superior de Ciência Tecnologia e Inovação com o cargo de vice-presidente. Membro da Ordem dos Engenheiros – de que foi também conselheiro -, presidiu ao Conselho Nacional do Colégio de Engenharia Química da mesma Ordem, entre 1998 e 2004, tendo ainda desempenhado funções como presidente da divisão de catálise da Sociedade Portuguesa de Química.
Foi ainda membro do Conselho Científico da NATO, entre 1989 e 1997, bem como da Comissão Nacional do Programa CIENCIA, de que foi sucessivamente coordenador do Secretariado Técnico e presidente. Pela mesma época, integra os corpos dirigentes da JNICT, na qualidade de vice-presidente, assumindo pouco depois, entre 1994 e 1996, a presidência deste instituto público. Em 2002, é nomeado para o cargo de presidente do Conselho Diretivo da FCT, desempenhando – simultaneamente e por inerência – funções como gestor do Programa Operacional Ciência Tecnologia e Inovação (POCTI), no mesmo período.
Faleceu em 2011, poucos meses depois de ter sido reconduzido no cargo de reitor da Universidade Técnica de Lisboa. Membro da Academia das Ciências de Lisboa, tinha sido agraciado com a Grã-Cruz da Ordem de Instrução Pública.
Não foram encontrados produtos correspondentes à sua pesquisa.