
Como Publicar
A IST Press, para além de autores do IST, está naturalmente aberta a propostas de autores externos, bem como à tradução de obras estrangeiras.
Qualquer texto submetido para publicação deverá ser enviado pelo(s) autor(es) à IST Press, em formato digital, por email para ist-press@tecnico.ulisboa.pt. Todos os textos e figuras devem ser guardados como documentos independentes e organizados em pastas correspondentes a cada capítulo ou secção do livro a publicar.
A submissão deve ser acompanhada por um formulário de proposta de publicação, que deverá ser solicitado à editora. O autor deve responder às questões essenciais sobre a pertinência da obra, nomeadamente: por quê, quando, para quem. Deve também fazer uma análise sumária da oportunidade de publicação da obra em questão, referindo o seu posicionamento relativamente a outras da mesma área. A submissão deverá ser antecedida ou precedida por uma reunião com a equipa da editora para esclarecimento de questões relacionadas com a edição e distribuição do livro.
As publicações deverão ser originais, sendo o autor responsável por todo o seu conteúdo. O autor garante e assegura que a obra não viola direitos de autor de terceiros, que não contém quaisquer violações ou assuntos ilegais e que, sempre que se verifique a necessidade de utilização ou citação de materiais protegidos por direitos de autor, ou caso seja utilizada qualquer ilustração ou quadro protegido por direitos de autor, o autor munir-se-á da autorização necessária do(s) respectivo(s) proprietário(s) ou do(s) seu(s) representante(s) legal(ais). A editora não suporta quaisquer despesas relativas à obtenção da autorização para uso de direitos autorais de imagens, figuras, telas, quadros e outros materiais necessários para a conclusão do livro.
A IST Press tem um orçamento limitado, pelo que só poderá apoiar totalmente alguns projetos por ano. Caso consiga obter financiamento total ou parcial para o seu projeto, é importante que o mencione.
Não aceitamos para publicação teses de mestrado e de doutoramento.
O manuscrito será enviado para especialistas da respetiva área para avaliação. A aceitação para publicação dependerá do parecer positivo dos avaliadores, devendo os autores proceder às modificações e correções eventualmente sugeridas por estes. Será ainda realizado um estudo da pertinência e viabilidade financeira da obra, sendo a decisão final da competência do diretor da editora.
Os livros editados pela IST Press seguem o novo acordo ortográfico da língua portuguesa e estão sujeitos a revisão de texto. Livros editados em língua inglesa também serão objeto de revisão de texto.
No caso das coleções Ensino da Ciência e da Tecnologia, Apoio ao Ensino e Science and Technology Series, a entrega da versão final em LaTeX (seguindo o modelo de estilo da IST Press) torna o processo de publicação mais célere. Este template é propriedade da editora e não poderá ser reproduzido em publicações de autor ou de outras editoras.
A conceção gráfica do livro é da inteira responsabilidade do Gabinete de Produção da IST Press, cabendo aos autores o fornecimento de todos os elementos gráficos necessários com a qualidade exigida.
Previamente, será estabelecido um contrato de edição entre o autor e o Instituto Superior Técnico, onde todos os procedimentos, deveres e direitos das partes contratantes serão devidamente definidos, com cláusulas específicas que variam de acordo com as necessidades da editora e do autor.
Tipos de contrato
Existem vários tipos de contratos de edição de livros em vigor na IST Press.
- Contrato de publicação tradicional: a editora é responsável pela edição, publicação, distribuição e promoção do livro do autor, em formato tradicional e/ou digital, e o autor recebe uma percentagem dos royalties de vendas. A editora detém os direitos mundiais para a sua publicação, em qualquer lugar do mundo ou língua, por um período específico, em formato papel ou noutro qualquer, incluindo a sua reprodução visual, eletrónica e mecânica, o seu armazenamento eletrónico e os sistemas de recuperação, ou quaisquer outras formas de publicação eletrónica conhecidas ou que venham a ser inventadas.
- Contrato de prestação de serviços: Este contrato representa uma parceria entre o autor e a editora. Embora o autor financie os custos de produção, ambas as partes contribuem para o sucesso da obra. O autor recebe os respetivos direitos de autor, que podem ser negociados caso a caso. O autor pode optar por ceder ou não os direitos de comercialização e decidir se deseja ou não trabalhar com a editora em futuras publicações.
- Contrato de licenciamento: Neste tipo de acordo, a editora adquire os direitos de publicação de um livro já publicado noutro país ou língua. Geralmente, o autor recebe um adiantamento de royalties pelo licenciamento dos direitos de autor. Os direitos de autor das vendas anuais serão pagos à editora original, que os encaminha ao autor.
- Contrato de tradução: Neste tipo de acordo, a editora contrata com uma editora estrangeira para vender os direitos de publicação de um livro do seu catálogo noutro país ou língua. Geralmente, o autor recebe um adiantamento de direitos de autor pelo licenciamento dos seus direitos, sendo os direitos das vendas anuais pagos por essa editora diretamente ao autor ou com mediação da IST Press.
Condições de edição, financiamento e definição gráfica
- Nos casos em que o autor suportar integralmente os custos da publicação da obra, o presente contrato será sempre precedido de uma proposta orçamental detalhada, a qual será submetida à apreciação e aceitação do autor, constituindo essa aceitação condição prévia para a celebração do contrato.
- O autor e a editora acordam em colaborar ativamente e lealmente na identificação, candidatura e obtenção de apoios, subsídios, incentivos ou outras formas de financiamento, públicos ou privados, que possam contribuir para a viabilização económica da publicação da obra.
- Para os efeitos do número anterior, o Autor compromete-se a fornecer, em tempo útil, toda a informação e documentação que lhe sejam solicitadas, e a Editora compromete-se a promover e acompanhar os respetivos procedimentos, não implicando tal colaboração qualquer garantia de obtenção dos referidos apoios.
- A definição gráfica da obra compete à Editora, cabendo-lhe, designadamente, a escolha do formato, conceção gráfica, cores, tipos de papel, encadernação e tiragem.
- As opções referidas no número anterior serão determinadas de acordo com os critérios editoriais, técnicos e comerciais da editora, sem prejuízo do respeito pela integridade da obra e pelos direitos de autor.
Transparência e informações
Estes são exemplos de tipos de contrato de edição de livros. Cada contrato pode ter cláusulas específicas, que variam de acordo com as necessidades da editora e do autor, havendo lugar a negociação prévia.
Uma vez enviado o contrato ao autor, a editora está disponível para quaisquer esclarecimentos adicionais.

