A 19.ª Conferência Nacional de Física e 24.° Encontro Ibérico de Ensino da Física ocorreram no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, de 2 a 4 de setembro de 2014.

Contando com mais de 250 participantes, realizaram-se durante a 19.ª Conferência Nacional de Física e 24.° Encontro Ibérico de Ensino da Física 15 palestras convidadas, 42 comunicações orais, e mais de cem apresentações em poster. No âmbito do Encontro Ibérico realizaram-se ainda 6 oficinas pedagógicas sobre experiências e novas metodologias no ensino da física. Os professores do ensino básico e do ensino secundário reconheceram que o Física 2014 teve um impacto significativo na sua formação, destacando os recursos e projetos apresentados, tendo-se constituído como uma excelente oportunidade para partilhar novas ideias e boas práticas de ensino.

Salientam-se ainda as sessões plenárias especiais sobre “Inovação no Ensino”, “Física e Sociedade”, e o anúncio, e arranque em Portugal das celebrações de 2015 Ano Internacional da Luz pelo Presidente da Sociedade Europeia de Física (EPS).