Este livro contém os artigos científicos apresentados no 2.º Encontro Nacional de Biomecânica que decorreu no Hotel da Cartuxa em Évora em 8 e 9 de fevereiro de 2007. Este encontro foi organizado pela Sociedade Portuguesa de Biomecânica com o apoio da Universidade Técnica de Lisboa, através do Instituto Superior Técnico e da Faculdade de Motricidade Humana, da Universidade de Aveiro e da Universidade do Porto.

O conteúdo deste livro é muito vasto e reflete o crescimento que a investigação na área da biomecânica tem tido nos últimos anos em Portugal.

Os resultados destes trabalhos de investigação científica, desenvolvida por grupos de todo o país e aqui apresentados, têm tido aplicações importantes não só em medicina, na prática clínica e no projeto de dispositivos médicos, mas também, por exemplo, no desporto, na ergonomia e na biologia.