Este livro reúne exercícios das disciplinas fundamentais, Análise Matemática I e II, elaborados (e alguns resolvidos) por diversos professores do Departamento de Matemática do Instituto Superior Técnico e tem origem numa coletânea de exercícios de exames do Prof. Jaime Campos Ferreira, iniciada pelo Prof. Francisco Viegas. Por acordo entre os diversos autores entendeu-se atribuir a autoria deste texto ao Departamento de Matemática do Instituto Superior Técnico.

Pretende ser um instrumento de trabalho útil para estudantes do primeiro ano de várias licenciaturas, quer de âmbito científico, quer tecnológico.

Inclui mais de cinco centenas de exercícios de Análise Matemática, realizados ao longo de 30 anos, expostos e (alguns) resolvidos com o cuidado pedagógico e o rigor científico que os docentes do Departamento de Matemática do Instituto Superior Técnico costumam perfilhar na sua atividade letiva.