O objetivo central deste livro é transmitir os conhecimentos elementares que permitam compreender e construir algoritmos, bem como abordar alguns temas de carácter prático úteis nas aplicações, como sejam recomendações específicas a ter em conta na elaboração de programas e relatórios de projetos de computação.

Sendo uma espécie de ”Guia” ampliado, destina-se mais a ser consultado no decurso da resolução de um determinado problema do que a ser  “estudado”, no sentido tradicional do termo. Está dirigido principalmente a alunos de cursos universitários que tomam contacto pela primeira vez com disciplinas de métodos numéricos ou outras que envolvam cálculo científico, podendo ter também utilidade para alunos mais avançados ou mesmo para a atividade técnico profissional nas áreas da engenharia e da computação.