Descrição

As infraestruturas verdes começam a ser parte da estratégia ambiental e urbanística das densas cidades modernas. Algumas cidades já obrigam à sua instalação, em novos projetos ou na reabilitação de edifícios antigos, pois existe já a certeza de que as soluções com base na natureza promovem um conjunto de serviços ecossistémicos que muito contribuem para a qualidade de vida dos habitantes das cidades bem como são determinantes para a resiliência das cidades.

Muito se tem escrito sobre este tema, mas existe uma enorme lacuna em trabalhos que consigam quantificar as vantagens e desvantagens, e o custo / beneficio, destas soluções.

Com este trabalho, os autores dão um enorme contributo para toda a comunidade científica mas também aos decisores políticos, pois, com esta ferramenta, conseguirão objetivamente deixar de adiar a decisão de apostarem nas soluções com base na natureza para o desenvolvimento dos territórios urbanos.

É um trabalho com muita qualidade e com o enorme mérito de sugerir, e consequentemente estudar, a aplicabilidade deste tipo de soluções a diferentes tipos de edifícios como são os escolares, hospitalares, desportivos, ou mesmo infraestruturas de transporte.

Acresce que muito pouco se tem escrito em Português sobre estes temas, o que vem acrescentar um enorme potencial para esta obra ser a ponte de partilha de conhecimento desta área para todos os países lusófonos.

Pela pertinência do tema, pela qualidade do trabalho científico realizado e pela organização da obra, estaremos certamente perante um documento que ficará como uma referência mundial na abordagem destes assuntos.

Paulo Palha | Presidente ANCV – Green Roofs, Auditor das contas da EFB – European Federation of Green Roof Associations

Também pode gostar…

Navegação Rápida
×
×

Cart